DICAS PARA CASA

Cinco itens que você está deixando de limpar na sua cozinha

Confira agora uma lista de itens que são essenciais no dia a dia e devem ser lembrados, para higienizar com mais frequência.

Confira dicas de organização e limpeza (Foto: Divulgação)
Confira dicas de organização e limpeza (Foto: Divulgação)

A limpeza doméstica deve ser feita frequentemente, para evitar acúmulo de poeiras, sujeiras e bactérias, especialmente na área da cozinha. No entanto, existem alguns itens que muitas pessoas costumam não dar tanta atenção e ‘esquecer’ na hora de limpar. Confira agora uma lista de itens que são essenciais no dia a dia e devem ser lembrados, para higienizar com mais frequência.

1 – Luvas para forno
As luvas são ótimas para retirar travessas e formas quentes do forno, mas normalmente são esquecidas na hora da limpeza. Só são lembradas quando acontece de sujar com algum alimento ou molho. O recomendado é a lavagem pelo menos uma vez por mês, isso se a frequência de uso for baixa.

2 – Escorredor de louça
O escorredor de louça pode acumular diferentes bactérias por conta da umidade, resíduos de detergente e até partículas de alimentos. A orientação é que o item seja limpo todas as semanas, para evitar acúmulo de sujeira e contaminar pratos e copos limpos.

3 – Porta-facas
Os porta-facas, especialmente aqueles blocos de madeira, devem ser higienizados sempre que possível. Muitas pessoas não secam as facas antes de guardar, o que pode acumular sujeira, umidade e bactérias. A orientação é limpar os blocos a cada mês.

4 – Copos e garrafas com canudos
Com a diferentes opções de copos e garrafas com canudos no mercado, é fácil querer ter um de cada cor. E não tem problema, contanto que a higienização seja constante! Não basta apenas lavar o interior do copo, mas também toda a parte interna do canudo, que vai à boca.

5 – Panelas
O interior das panelas é sempre limpo, mas a limpeza é caprichada também na parte exterior? Acontece que muita gente deixa pra depois a parte de higienizar os cabos, deixando acúmulo de gordura e crostas acumularem. A limpeza das panelas deve ser constante, se possível com auxílio de água morna e detergente para uma higienização mais profunda.