Variedades

Café produzido em Roraima é lançado em evento nesta sexta (3)

Polo de produção está instalado na região da Raposa Serra do Sol, em Pacaraima.

Totalmente produzido em Roraima, o café Imeru será lançado nesta sexta-feira (3), na Cafeteria Macchiato, no centro de Boa Vista. O evento inicia as 17h.

O polo cafeeiro do Imeru está instalado na comunidade Kauwe, dentro da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, no município de Pacaraima. Conforme Ana Karoliny Calleri, tudo começou com sua avó, dona Olindina, que pediu ao filho Itamar – que é o pai de Ana – para plantar as mudas de café.

“A gente viu o potencial após um amigo abrir nossos olhos. Mas, quando a gente iniciou o trabalho com o café, não sabíamos praticamente nada. Está tudo no início. O café chegou para mudar totalmente a estrutura familiar lá de casa. Como é uma produção pequena, tem apenas 300 pés, a gente conseguiu, aprendendo de pouquinho a pouquinho”, disse.

A proposta do Imeru, ainda segundo Ana, é levar um produto sustentável e orgânico para o consumidor.

“Quando fomos plantar, a gente se preocupou nessa questão. Porque no sítio tudo é natural, tudo é orgânico. A gente não coloca nada de modo convencional, produto químico e nem nada disso. Nos preocupamos com essa pegada, para entregar um café de boa qualidade para a população aqui de Roraima. Acabou que foi o primeiro café indígena, a arábica que a gente plantou. É da região, já está inserido naquela região e adaptado àquele lugar”, explicou a jovem.

Cafés especiais

O evento de lançamento também vai contar com a especialista em cafés especiais, Helga Andrade. Ela chegou na cidade para promover uma capacitação profissional que envolve análise sensorial dos cafés, preparo de bebidas por métodos filtrados e café expresso.

Serviço:

  • Data: 3 de março
  • Horários: 17h às 19h
  • Endereço: Rua Barão do Rio Branco, 694 – Centro
  • Instagram: @macchiatocaffe_atelie e @imeru.cafe