Acessibilidade

Férias e inclusão: como não ter dor de cabeça com os passeios

Conheça destinos perfeitos para pessoas com deficiências físicas

Créditos: iStock
Créditos: iStock

Viajar é uma das melhores formas de relaxar e se distanciar dos problemas do cotidiano, porém não são todos os destinos que possuem acessibilidade necessária para receber pessoas que possuem alguma deficiência física. No Brasil, existem diversos lugares que vêm se adaptando ao longo dos anos e se preparando para receber todos os tipos de turistas, independentemente de suas deficiências.

Conheça alguns destinos no Brasil que, além de incríveis, possuem acessibilidade:

São Paulo

Considerada a maior metrópole brasileira, São Paulo possui diversos lugares deslumbrantes para serem visitados. O Memorial da América Latina, por exemplo, possui diversos recursos como piso tátil, material em braile, recursos de áudio em tubos sonoros,  visitas com acompanhamento, vídeos legendados, elevadores e rampas, além de um espaço amplo e plano para fácil locomoção. 

Outro ponto de São Paulo que possui acessibilidade é o Museu do Futebol, que possui acesso facilitado para cadeirantes, audioguias para surdos, maquetes táteis, informações em braile e imagens em relevo. São Paulo ainda possui inúmeras outras atrações acessíveis para deficientes que podem ser encontradas através do guia Turismo Acessível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é outro exemplo de local que vem se adequando com o passar dos anos. Desde as Olimpíadas de 2016, a área urbana do Rio de Janeiro passou a receber diversas formas de acessibilidade como rampas e calçadas de concreto que facilitam o trânsito e o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, existem projetos como o “Praia para todos”, que acontece nas praias do Leblon, Copacabana e Barra, e conta com atrações como stand-up paddle, cadeiras anfíbias e esteiras de acesso.

Salvador

Mesmo sendo uma cidade histórica, Salvador se adaptou para receber pessoas com as mais diversas necessidades especiais. O centro histórico da cidade, que é patrimônio da humanidade, recebeu diversas adaptações como rampas de acesso, guias rebaixadas e elevadores para as ladeiras e escadarias.

Com as adaptações, atrações como o Pelourinho, o Elevador Lacerda e o Museu de Arte Sacra, por exemplo, podem ser visitadas por todos. Além disso, também é possível se hospedar em um resort em Salvador com adaptações e acessibilidade.

Bonito

Localizado no Mato Grosso do Sul, Bonito se destaca como sendo um dos principais destinos do ecoturismo no Brasil. A cidade possui diversas opções de lazer e esporte que são adaptadas para todos os públicos. Entre elas, estão os esportes radicais como rapel, flutuação nos rios e rafting, além das expedições nas florestas e nos pântanos.

A cidade também possui diversas adaptações, como pisos táteis, rampas de acesso, faixas de sinalização e calçadas largas, para facilitar a locomoção de cadeirantes.