FÉRIAS

Dicas e cuidados para uma viagem ao exterior

Para os turistas de primeira viagem, alguns cuidados diferentes são necessários quando o assunto são viagens internacionais

(Créditos: iStock)
(Créditos: iStock)

Hábitos, culturas e línguas diferentes são animadores para aqueles que amam experimentar coisas novas, porém, sem o devido planejamento, também podem trazer medo e confusão. Principalmente para quem viaja pela primeira vez para outros países, seguir algumas dicas importantes pode evitar grandes transtornos.

Organizar uma viagem é sempre muito divertido e necessário, afinal, chegar a um novo destino com uma organização prévia, como hotéis e transportes já alugados, faz com que toda a aventura seja o mais tranquila e relaxante possível. Mas a dúvida do que e como planejar pode surgir, e, para sanar esse questionamento, pesquisar é sempre uma boa opção.A seguir estão algumas dicas necessárias para uma boa viagem internacional. 

  • Documentos e vistos

  • A necessidade do passaporte internacional para o ingresso em outros países é um fato conhecido por quem pretende viajar para o exterior. No entanto, para diversos locais, ter apenas este documento não é suficiente para o cruzamento das fronteiras. O passaporte deve sempre ser a primeira preocupação para quem planeja uma viagem internacional. Verificar a disponibilidade do documento e se este se encontra dentro do prazo de validade é essencial para começar a arrecadar todos os documentos necessários. Com um passaporte válido em mãos, é preciso checar outras exigências do país de destino.Algumas nações exigem o visto como item obrigatório para a entrada de brasileiros em seus territórios. Este visto funciona como uma permissão, que atesta, a partir de análises e entrevistas, se a pessoa está apta a adentrar o país e por quanto tempo. Nos Estados Unidos, por exemplo, o visto é obrigatório para brasileiros até mesmo em casos de conexões.Um cartão de vacinas atualizado também é um requerimento de muitos países, principalmente após a pandemia do coronavírus. Para comprovar a dose de todas as vacinas exigidas pelo destino, o turista deve portar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
  • Seguro-viagem 

  • Acidentes podem acontecer em qualquer lugar, e, por isso, obter um seguro-viagem pode ser a diferença entre férias tranquilas e uma série de transtornos. Diferentemente do Brasil, muitos países internacionais não possuem um sistema gratuito de saúde que atenda a todos que estejam dentro de seu território, o que pode ser um problema caso algo aconteça em uma viagem internacional. Com um seguro-viagem, assistências médicas e odontológicas são cobertas pela seguradora, garantindo o conforto dos viajantes. Existem diversos planos e coberturas a se escolher, dependendo da necessidade de cada turista, e, em alguns países, o seguro é até mesmo obrigatório para entrada e permanência no território.
  • Orçamento e planejamento financeiro 

  • Muitas vezes viagens internacionais podem ser altamente custosas, a depender da moeda de destino e do roteiro preparado para as visitas e estadias no local. Uma viagem como essa pode alterar drasticamente as finanças do viajante, caso ele não se planeje e organize quanto irá levar e gastar durante os dias fora.A falta de planejamento pode, até mesmo, parecer suspeita para autoridades locais e impedir a entrada do turista no território, caso ele não demonstre que possui capital suficiente para se bancar no país. Depois do roteiro de viagem pronto, é necessário calcular uma média do que será gasto.Há algumas formas de organizar o dinheiro e transformar moedas para uma viagem internacional. De acordo com a necessidade, é possível levar o dinheiro em espécie, realizando a troca em casas de câmbio, ou abrir contas que funcionem em ambos os países, de moradia e de destino, para a realização de transferência internacional, uso de crédito, entre outros benefícios.Cada detalhe depende da necessidade de cada turista. Ainda assim, algumas regras e leis devem ser seguidas para que a viagem cumpra seu objetivo inicial de exploração e tranquilidade.