SAÚDE PÚBLICA

Unidades Básicas de Saúde disponibilizam tratamentos de prevenção ao HIV

Também é disponibilizada a distribuição gratuita de preservativos e os testes rápidos

A PrEP demonstrou ser altamente eficaz, reduzindo o risco de infecção em até 99% quando usada corretamente (Foto: Divulgação/PMBV)
A PrEP demonstrou ser altamente eficaz, reduzindo o risco de infecção em até 99% quando usada corretamente (Foto: Divulgação/PMBV)

Com os avanços tecnológicos da medicina, hoje já é possível evitar que novas pessoas sejam infectadas pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), causador da AIDS. Exemplo disso são as profilaxias de pré e pós-exposição ao vírus (PrEP e PEP), que são disponibilizadas gratuitamente em Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Boa Vista.

Esses tratamentos têm o potencial de reduzir significativamente o risco de infecção pelo HIV, oferecendo novas ferramentas para combater a propagação da epidemia. No ano de 2023, Boa Vista teve um aumento de 20% nos casos de AIDS referentes ao mesmo período do ano de 2022.

De acordo com Maria Francisca Santos, técnica da Coordenação Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), a prefeitura também disponibiliza a distribuição gratuita de preservativos e os testes rápidos, que são realizados nas 32 UBSs do município.

Preservativos são distribuídos gratuitamente em 32 UBSs de Boa Vista (Foto: Divulgação/PMBV)

“É muito importante fazer o teste, pois por meio dele é possível ter o diagnóstico precoce da doença e assim já iniciar o tratamento para que não evolua para futuras complicações”, explicou ela.

Conheça as diferenças entre as profilaxias

PrEP (Profilaxia Pré-Exposição)

A PrEP é uma intervenção preventiva em que pessoas não infectadas pelo HIV tomam medicamentos antirretrovirais diariamente para reduzir o risco de infecção pelo vírus. O tratamento age bloqueando a replicação do HIV no organismo.

A PrEP demonstrou ser altamente eficaz, reduzindo o risco de infecção em até 99% quando usada corretamente.

É recomendada para populações de alto risco, como casais sorodiferentes (quando um possui o vírus e o outro não) e trabalhadores sexuais. Entretanto, todos podem fazer o tratamento.

PEP (Profilaxia Pós-Exposição)

A PEP é uma intervenção de emergência que consiste no uso de antirretrovirais após uma possível exposição ao HIV. Pode ser administrada dentro de 72 horas após a exposição, com tratamento durante 28 dias.

A PEP busca prevenir a infecção do HIV em casos de acidentes ocupacionais, como ferimentos com agulhas contaminadas, ou em situações de exposição sexual desprotegida. A eficácia da PEP depende da rapidez com que é iniciada após a exposição e do cumprimento do regime dos medicamentos prescritos.

Tratamentos têm o potencial de reduzir significativamente o risco de infecção pelo HIV (Foto: Divulgação/PMBV)

“Mas não esqueça: o tratamento com as profilaxias não substitui o uso da camisinha, afinal, só ela tem eficácia contra as demais ISTs”, ressaltou Francisca.

Na rede municipal é possível ter acesso às profilaxias nos seguintes locais:

•UBS 13 de setembro

•UBS Mecejana

•UBS Mariano de Andrade

•UBS Santa Tereza

•UBS Délio Tupinambá

•UBS Dalmo Feitosa

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.