Saúde e Bem-estar

Tratamento para bruxismo infantil pode evitar sequelas a longo prazo

Ortodontista alerta que pais e responsáveis devem observar os pequenos dormindo para ter o diagnóstico da doença o mais breve possível

Os cuidados durante o desenvolvimento das crianças devem ser tomados até mesmo durante o sono. Uma das formas do bruxismo infantil é observada enquanto a criança dorme, e o tratamento breve da doença pode evitar transtornos a longo prazo para essa criança. A ortodontista Tayna Cruz conversou com a Folha BV sobre os sinais e como tratar o bruxismo infantil. 

Conhecido pelo ranger dos dentes durante o sono, o bruxismo pode também ser apresentado de outra forma, que pode ser identificado durante consultas de rotina. “Até antigamente a gente pensava que o bruxismo era só o ranger, e hoje em dia tem estudos que  mostram que ele engloba todos esses movimentos musculares que geram pressão e/ou movimento repetitivo com constância. O ranger de dentes é muito mais fácil de ser diagnosticado,  os pais observam a criança dormindo, chamado bruxismo de vigília. E tem o que  às vezes acontece durante o dia também, que a criança fica com a boca parada, fica só pressionando os dentes”, afirmou Tayna. 

O bruxismo geralmente possui um outro fator associado a ele, e a longo prazo pode causar uma disfunção temporomandibular, que pode causar dores de cabeça, desconfortos, inflamação e entre outras sequelas se não for observado e tratado brevemente. Por isso, desde os primeiros sinais já é importante buscar a ajuda de um profissional odontopediatra e ortodontista. 

Um dos fatores que pode estar ligado a doença é o estresse. Tayna dá mais detalhes no áudio abaixo:

Por isso, é importante que por esses e outros fatores, pais e responsáveis se atentem ao sono das crianças, observando essa e outras possíveis doenças e zelando pela saúde dos pequenos. 

O tratamento 

Podendo ser feito pelo odontopediatra e ortodontista, um dos tratamentos mais comuns são as placas miorrelaxantes, que irão impedir que os dentes se desgastem devido ao atrito.


Foto – Isa Cades