SAÚDE PRÁTICA

Snacks práticos para levar na marmita

Conheça algumas alternativas de snacks fáceis e saudáveis para integrar a marmita diária

(Créditos: iStock)
(Créditos: iStock)

Quem imagina que a marmita serve apenas para levar seu almoço está muito enganado. Levar petiscos para comer ao longo do dia na sua marmita é uma forma de ajudar a controlar a fome tanto antes do almoço quanto antes do jantar (dependendo do horário de trabalho e estudos de cada um). A grande maioria das pessoas possui uma vida corrida e cheia de coisas para fazer, com pouco tempo de sobra, e isso acaba impactando negativamente na qualidade da alimentação (não é à toa que cada vez mais brasileiros se encontram na categoria de sobrepeso). Para muitos, é muito mais cômodo apenas passar em qualquer lanchonete e comprar uma coxinha quando bate aquela fome durante a tarde ou mesmo comer um cachorro quente após sair da aula de noite. 

No entanto, se alimentar dessa maneira é muito prejudicial para a saúde, seja pela ingestão de sal e açúcar em excesso ou pela falta de uma variedade de nutrientes e vitaminas. Pensando nessa vida corrida e má alimentação, preparamos alguns snacks que podem ser levados em qualquer marmita para ajudar na fome fora de hora, mas que não prejudicam a alimentação, já que são lanchinhos saudáveis e que promovem saciedade até a próxima refeição. Confira:

Sanduíche natural

O sanduíche natural é um ótimo aliado para combater aquela fome do meio da tarde. Ao invés de comer um salgado frito em óleo por imersão, ou mesmo comer um salgadinho industrializado, opte por uma versão saudável e com baixo impacto calórico.

A vantagem do sanduíche natural é que existem diversas receitas diferentes. Por isso, fica fácil de inovar com misturas novas para não enjoar de comer sempre a mesma coisa. O sanduíche natural pode ser feito com uma minibaguete, pão de centeio ou pão integral e recheado de espinafre, alface, cenoura, tomates, azeitonas, atum, peito de frango desfiado, rabanetes, pepino, pimentão, palmito picado, rúcula, entre outros vegetais. Devemos lembrar que manteiga, requeijão, maionese e molhos prontos, embora sejam saborosos, são, geralmente, mais calóricos, portanto devem ser usados em quantidades moderadas.

Wraps

Da mesma maneira que os sanduíches naturais mencionados no item anterior, os wraps são uma solução leve e fácil de resolver a fome fora de horário. Normalmente são encontrados em mercados em pacotes de 10 “folhas”, tanto na versão normal quanto na versão integral. A única diferença é que, como o wrap é um “sanduíche enrolado”, o recheio não pode ser muito solto, e é mais recomendado usar recheios que tenham algum ingrediente um pouco mais pastoso para manter todo mundo dentro do pão. Normalmente são utilizados patês (de azeitona, berinjela, atum, frango, alho-poró, etc.) para ligar o restante do recheio.

Biscoito de aveia caseiro

Os biscoitos de aveia são uma boa opção para quem não abre mão de um docinho durante o dia. Esses biscoitos são fáceis de fazer, podem ficar armazenados de forma segura no congelador por até 3 meses e não possuem conservantes e corantes. Além disso, os biscoitos de aveia são ricos em fibras, nutriente importante para manter o movimento intestinal em dia. 

Outra vantagem de ingerir fibras entre cada refeição é que elas têm um efeito de saciedade por mais tempo, então comer dois biscoitinhos no meio da tarde evita aquela fome descontrolada e, dessa maneira, também que a pessoa vá comer em excesso durante a próxima refeição por estar “verde de fome”.

Para fazer os biscoitinhos, é muito fácil: basta bater em uma batedeira 1 xícara de açúcar, 4 colheres (sopa) de farinha, 1 ovo, ½ colher (chá) de baunilha, 1 xícara de aveia em flocos, 1 xícara de manteiga e 1 colher (café) de fermento. Depois da massa bem homogeneizada, é só porcionar em bolinhas e colocar em uma assadeira untada no forno a 180ºC por 15 minutos. 

Frutas, iogurtes e barrinhas

Além dos sanduíches e biscoitos, as frutas são as melhores aliadas no combate à fome fora de hora; levar porções de maçã, banana, pera, manga, mamão, ameixa, abacaxi, entre outras, pode ajudar muito a constituir uma dieta rica em vitaminas, sem atrapalhar o fluxo correto das refeições e sem introduzir produtos industrializados prejudiciais. As frutas podem ser levadas porcionadas, inteiras ou em forma de salada de frutas – cabe ao gosto de cada um.

Barrinhas de cereal são um supertrunfo a qualquer momento do dia, elas podem ajudar a saciar a fome e também como uma forma de sobremesa saudável; lembre sempre de se atentar aos valores nutricionais de cada produto para que o balanço calórico diário fique sempre equilibrado.

Por fim, os iogurtes são uma forma leve e fácil de fazer um lanche rápido no meio do dia. Iogurtes são ricos em cálcio, um mineral importante na manutenção da saúde dos ossos, e proteína do leite. Podem ser ingeridos junto de frutas, granola, aveia, mel e até mesmo whey protein isolado para quem está em fase de treinos. A única preocupação é que cada copinho de iogurte deve ser mantido refrigerado para não azedar.