Saúde e Bem-estar

Sincronizar sono: casais podem combinar hora de dormir

Saiba como intensificar a fase mais profunda do sono criando uma rotina noturna para o casal

As possibilidades de conexão do casal estão além do contato diário ao longo do dia e se estendem também para o momento de dormir. Uma pesquisa publicada na revista Frontiers in Psychiatry, em setembro de 2021, demonstrou que casais que sincronizam o sono passam mais tempo na fase REM – sigla em inglês que quer dizer Rapid Eye Movement – do sono, ou seja, o estágio mais profundo, esse que traz diversos benefícios à saúde. 

É natural que na rotina cotidiana leve-se em consideração o sono, que nada mais é que um estado fisiológico complexo e necessário a todos; não se trata somente da redução da atividade cerebral, mas, sim, de uma mudança nos processos de consciência natural, uma vez que o indivíduo não responde a alguns estímulos visuais, auditivos e até mesmo dolorosos.

Como já mencionado, o aumento da fase REM traz diversos benefícios, seja na regulação da emoção, no sistema cognitivo, interação social, bem como criatividade, etc. Isso porque é nessa fase que o cérebro realiza conexões neurais imprescindíveis ao bem-estar do indivíduo, seja ele físico ou mental. 

Ainda nessa linha, dormir bem acompanhado pode ajudar a regular os hormônios que afetam e controlam o apetite, reduzem  o estresse e ativam a memória. Um dos recursos utilizados para parametrizar a qualidade do sono é a Escala de Sonolência de Epworth; o método foi desenvolvido pelo Dr. Murray Johns, e é medida pelo uso de um pequeno questionário, mas vale ressaltar que o teste é baseado em sintomas. 

Mesmo após realizar o teste, é importante a busca por um profissional preparado para tirar dúvidas a respeito do tema. No entanto, existem também algumas maneiras caseiras de regular o sono do casal, como criar um ambiente propício para o sono, através de um quarto silencioso, confortável e que transmita segurança, e evitar dispositivos eletrônicos antes de dormir, pois a luz pode interferir no sono.

Sobretudo, é importante que o casal se comunique, que dialogue sobre as necessidades do próprio sono e compreenda as necessidades do outro, bem como esteja comprometido em criar um ambiente seguro para ambos, levando em consideração a harmonia entre o casal.

Outro aspecto que pode auxiliar no sono conjunto é a escolha da cama de casal; realizar um esforço para escolher e investir na cama ideal pode ser benéfico, uma vez que é o local em que ambos descansam, por isso é preciso que os dois estejam confortáveis com a presença um do outro e que respeitem o espaço pessoal do parceiro neste local, ainda que seja compartilhado.