DENÚNCIA

Sesau teria proibido ótica de entregar óculos a beneficiados por ação de saúde itinerante

De acordo com a denúncia, nenhuma justificativa foi dada para o impedimento da entrega.

Ordem para não entregar óculos teria partido da diretoria da Sesau. Foto: Secom
Ordem para não entregar óculos teria partido da diretoria da Sesau. Foto: Secom

Uma denúncia feita à FolhaBV informou que a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau) teria proibido a entrega dos óculos advindos de uma das ações de Saúde Itinerante realizadas pelo Governo de Roraima. De acordo com o relato, no ato da retirada dos óculos, o dono da ótica responsável pelos aparatos teria dito que recebeu ordens para não entregar, sem qualquer justificativa para o impedimento.

“Há dois meses a Sesau foi à Escola Pedro Elias de Albuquerque fazer exames de vista com os alunos para que eles pudessem ganhar os óculos do Governo. Passando o prazo, fomos até a Ótica Visão retira-los e tivemos a surpresa de que o diretor Genival teria ordenado que a ótica não os entregasse, sem dar qualquer explicação. O dono da ótica até passou o telefone do diretor, mas não conseguimos contato com ele” , conta o pai de um dos alunos que fez o exame oftalmológico durante a ação.

Também de acordo com a denúncia, os óculos já estariam prontos, sendo necessária somente a entrega.

Em nota, a Sesau explica que a ótica é credenciada para a confecção e repasse dos óculos à própria Secretaria e que a logística é definida com o apoio da Secretaria das Cidades (SeCidades). Além disso, aponta que não há orientação por parte da Pasta sobre encaminhar beneficiários até a ótica credenciada para retirada de óculos, reforçando o fluxo citado anteriormente. Confira a resposta na íntegra:

A Secretaria de Saúde esclarece que as ações do Governo de Roraima são transversais e envolvem todas as Secretarias. Nesse sentido, a entrega dos óculos aos usuários que passaram por consultas oftalmológicas nas ações dos programas Governo Sem Parar e Governo Presente é realizada pela Secretaria das Cidades, e segue um cronograma.

O Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau informa que a ótica credenciada é responsável pela confecção e repasse dos óculos para a Sesau, que faz o alinhamento de logística junto a SeCidades.

A Secretaria salienta ainda que não há orientação por parte da Pasta sobre encaminhar beneficiários até a ótica credenciada para retirada de óculos e que foi apenas reforçado o correto fluxo de distribuição do material, conforme descrito no parágrafo anterior.

Qualquer dúvida em relação ao assunto pode ser sanada por meio do telefone (95) 98414-3698.