SAÚDE MUNICIPAL

Secretaria Municipal de Saúde estuda criar a superintendência do Samu

Novo setor faria parte de projeto de reestruturação e revisão do organograma da pasta liderada por Regiane Matos

Novas ambulâncias do Samu entregues para a Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Giovani Oliveira/Semuc)
Novas ambulâncias do Samu entregues para a Secretaria Municipal de Saúde (Foto: Giovani Oliveira/Semuc)

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) aprovou o início dos estudos sobre a criação da Superintendência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Boa Vista. O setor deve centralizar as ações e tomadas de decisões do serviço.

A resolução, homologada pela secretária municipal de Saúde, Regiane Matos, considera o momento de reestruturação e revisão do organograma da pasta liderada por ela, e que o Samu é uma política de saúde com custeio tripartite, o que favorece as ações de planejamento e execução orçamentária com vistas à qualificação assistencial que as situações de urgência e emergência requerem.

Membros do CMS se reuniram no dia 17 de julho para tratar do assunto e contextualizaram a atuação singular que o Samu desempenha e evidenciaram todo potencial ainda a ser explorado, almejando melhores indicadores de saúde, dentro das Diretrizes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Questionada sobre o que implica criar o setor no sentido de precisar de servidores e de estrutura, a SMSA explicou que a indicação de criação da superintendência “fará, oportunamente, parte de um estudo de viabilidade técnica, orçamentária e financeira para, quando da discussão e reformulação de um novo organograma da SMSA, ser então encaminhado ao Executivo, a quem compete as matérias de organização administrativa, criação de cargos, funções e empregos públicos”.