Saúde e Bem-estar

Saúde da mulher: dicas e cuidados na higiene íntima feminina

No dia a dia é preciso tomar alguns cuidados especiais com a saúde íntima

Cuidar da saúde íntima é um tema que ainda é tratado como tabu e não é comum vermos esse assunto ser falado abertamente nas conversas. Porém, vamos combinar que já passou da hora de deixar esses desconfortos para trás, afinal, os cuidados íntimos são importantes para cuidar do corpo como um todo.

A ginecologista e obstetra, Larissa Cassiano, criou um guia completo sobre como criar uma rotina diária descomplicada de cuidados íntimos. Confira:

Esteja em dia com os exames e consultas médicas

Antes de usar qualquer produto na região íntima é preciso entender como está a sua saúde, por isso é tão importante estar em dia com os exames e consultas médicas.  Dessa forma, caso haja algum problema, o profissional irá te recomendar um tratamento personalizado.

Então o primeiro passo da rotina de cuidados íntimos é marcar uma consulta com ginecologista para realização de exames que ajudam a garantir a manutenção da sua saúde. Além disso, lembre-se de retornar ao profissional regularmente para fazer o check-up preventivo.

Rotina de cuidados com a região íntima

Use produtos feitos para a região íntima. Antes de iniciar a rotina de cuidados íntimos é importante ter em mente que devemos aplicar apenas produtos que são feitos para essa região. O motivo é o pH da região íntima que é diferente do restante do corpo. Ao usar um item que não é específico para a área, ele pode alterar esse pH e deixar a região propícia a proliferação de fungos e bactérias que podem desencadear doenças.

Como aplicar o sabonete íntimo?

Se engana quem pensa que o sabonete íntimo deve ser usado no canal vaginal, a verdade é que a vagina é autolimpante e na parte interna devemos utilizar apenas água e nenhum outro tipo de produto. O sabonete íntimo entra em ação para limpeza da vulva, que é a parte externa da vagina, como também por toda a virilha.

Para aplicar basta passar o produto na região fazendo uma massagem delicada com as mãos, evitando as esponjas e buchas de banho. Após isso é só enxaguar bem com água em abundância e secar a região após o banho.

Essa higienização deve ser feita na hora do banho e caso você deseje, também pode hidratar a região da virilha com um creme hidratante íntimo para trazer a sensação de pele macia.

Como hidratar a virilha?

Assim como a pele do nosso corpo, a virilha também precisa ser hidratada. Porém ao fazer isso devemos tomar alguns cuidados, visto que essa região é mais sensível. Além disso, ainda existem fatores que podem gerar irritações e incômodos, como por exemplo, depilação e o uso de roupas justas.  Por isso, invista em um hidratante para virilhas, a formulação deste produto foi feita especialmente para atender as necessidades da região íntimo e atua hidratando e acalmando a pele.

Aposte no spray íntimo em dias corridos

Sabe aqueles dias em que a gente passa muitas horas fora de casa ou até mesmo quando vamos praticar exercícios físicos e acabamos transpirando mais? Nestes momentos o spray íntimo pode ajudar. Ele traz a sensação de frescor para região íntima e minimiza suavemente o mau cheiro causado pelo suor. Além disso, o produto ajuda a manter o pH íntimo equilibrado e é ideal para deixar na bolsa de academia ou até mesmo na mala de viagem.

Use o lenço umedecido como aliado

O lenço umedecido é o maior e aliado para fazer a higiene íntima quando estamos fora de casa. O produto é ideal para levar na bolsa durante o dia a dia e também no período menstrual, já que ele ajuda a higienizar os resíduos de menstruação que ficam na vulva e virilha por causa do absorvente.

Dicas extras: hábitos que vão ajudar a melhorar a sua saúde íntima

Além de fazer a rotina de higienização todos os dias, existem alguns hábitos que vão ajudar a cuidar melhor da sua saúde íntima. Confira quais são!

Use roupas confortáveis

Você sabia que até mesmo a escolha da roupa pode afetar a sua saúde íntima? A virilha precisa “respirar” por isso é importante evitar roupas muito apertadas ou até mesmo úmidas. Para isso dê preferência às peças confortáveis, soltinhas e com tecido que não irrite a sua pele.

Durante a menstruação, troque o absorvente com frequência

Se você utiliza absorventes descartáveis é importante trocá-los com frequência para não ter problemas com fungos e bactérias. Além disso, ao retirar o absorvente descartável, pode ficar resíduos da menstruação da região da vulva. Então, antes de colocar um novo absorvente faça a higienização da área com um lenço íntimo umedecido.

Modere o uso do protetor diário

Apesar de o nome ser protetor diário, é indicado usar o produto apenas no início e no final da menstruação que pode haver resíduos. Seguindo a mesma lógica das roupas, a nossa pele precisa respirar e, além disso, usar o protetor diário todos os dias pode criar um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias.

Cuide da higiene íntima após relações sexuais

É muito importante realizar a higienização da região íntima após ter relações sexuais para evitar qualquer proliferação de fungos ou bactérias. Então, não deixe de tomar um bom banho e fazer a limpeza correta da virilha e vulva.

Dicas de especialistas

Para que você aprenda mais dicas de cuidados íntimos e cuidados com a vulva, duas profissionais que entendem do assunto esclarecem algumas dúvidas lá no TikTok do Boticário, no link: https://www.tiktok.com/@oboticario.