SAÚDE

Salada emagrece?; Nutricionista esclarece seis mitos sobre alimentação

Outro mito popular difundido é que comida vegana é sinônimo de alimentação saudável

Nutricionista diz que salada gera saciedade, mas não faz emagrecer (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)
Nutricionista diz que salada gera saciedade, mas não faz emagrecer (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Na busca por uma alimentação saudável no dia a dia, algumas crenças populares podem acabar prejudicando mais o processo para quem quer adotar hábitos alimentares melhores. Por esse motivo, é importante ficar atento e saber distinguir a verdade sobre os alimentos.

Para esclarecer o assunto e combater a desinformação, a FolhaBV conversou com a nutricionista Laura Chioquetta, que desmistificou cinco mentiras a respeito da alimentação. Confira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



  • Beber água durante as refeições dificulta a digestão
    Segundo a profissional, fazer isso não costuma atrapalhar a digestão para a maioria das pessoas. “O único cuidado é não extrapolar a quantidade, pois pode acabar dilatando o estômago e, assim, não gerar a saciedade devida”.
  • Consumir ovos aumenta o colesterol
    Laura afirmou que estudos já evidenciaram que o consumo moderado de ovos não está associado a risco de doenças cardiovasculares. Porém, enfatiza que pacientes com condições específicas precisam se consultar com um profissional para uma avaliação individualizada.
  • Comida vegana é sinônimo de alimentação saudável
    Em alguns casos, é o contrário. A nutricionista comentou sobre casos de pacientes veganos que acabam consumindo alimentos com densidade maior, como carboidratos refinados, ultraprocessados e consomem menos proteínas vegetais. “Isso faz com que fiquem desnutridos, faltando diversos nutrientes para o funcionamento corporal”.
  • Beber suco verde pela manhã em jejum ajuda a queimar gordura
    “O suco verde pela manhã pode ser uma excelente estratégia, porém sozinho ele não será capaz de fazer com que haja uma redução de gordura. O ideal é combinar ele com práticas de atividade física e um excelente contexto alimentar. Nenhuma atitude isolada reduz gordura!”, disse a profissional.
  • Comer salada emagrece
    Quem nunca escutou isso? Laura explicou que as saladas fazem parte de um grupo rico em fibras e minerais, o que podem ajudar na saciedade do paciente e assim, obter menor consumo alimentar. “Não adianta consumir salada e colocar molhos gordurosos, calóricos. A salada é um ponto importante do emagrecimento, porém envolve uma combinação de fatores para obter o emagrecimento saudável”.
  • Todos os tipos de gordura são ruins
    Por último, a nutricionista esclareceu que existem diferentes tipos de gorduras. Por exemplo, as gorduras que estão presentes em nozes, sementes, abacate e óleos vegetais, como azeite de oliva, podem beneficiar o paciente, principalmente em casos de doenças cardíacas. Já em relação à gordura presente em laticínios e carnes precisam ser consumidas de forma moderada para que não aumentem o colesterol ou o risco de doenças cardíacas. Entretanto, ela ressaltou que as gorduras presentes em alimentos ultraprocessados devem ser evitados ao máximo.