Hoje em dia quem pratica atividade física de alta potência normalmente alia uma alimentação saudável com uma suplementação de vitaminas. Porém, especialistas da saúde afirmam que esse complemento adicional pode ser extraído das próprias frutas e vegetais.
As informações são Harvard Health Publishing, divisão de informação de saúde da Escola de Medicina de Harvard, conforme o portal BestLife. O relato é que os minerais e vitaminas são muito mais potentes quando vem dos alimentos e além de oferecer uma nutrição mais completa, a ingestão de frutas e vegetais podem ajudar também no combate de doenças cardíacas, câncer e diabetes.
Acerola, caju, laranjas, kiwis, mangas e morangos são fortes em vitamina C
As frutas cítricas são conhecidas por serem fontes de vitamina C. A acerola, por exemplo, tem uma concentração de 941,1 mg do nutriente em 100 gramas do alimento. A recomendação diária é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens.
O alerta fica justamente por trocar o consumo das frutas por suplementos industrializados. Isso acontece pois os produtos normalmente possuem uma alta dosagem, com 1.000 mg por pílula. Assim, muitas pessoas podem sentir os efeitos colaterais por ultrapassar o limite diário, entre eles, náusea, vômito, diarreia, fadiga, dor de cabeça, sono e dores estomacais.
Bananas e damascos são ricas em potássio
Que a banana é rica em potássio muita gente sabe, mas você sabia que o damasco também? Uma banana média possui cerca de 422 mg de potássio. Já meia xícara de damasco seco possui cerca de 755 mg, ou seja, praticamente o dobro. A recomendação diária para mulheres é de 2.600 mg e de 3.400 mg para homens.
A função do potássio é garantir que as células tenham a quantidade correta de fluido dentro delas. Algumas pessoas com baixo nível de potássio podem não apresentar sintomas, mas outras podem sentir arritmia, cãibras, fraqueza muscular e alterações na pressão sanguínea.
Melão cantaloupe é rico em Vitamina A
O melão cantaloupe, também conhecido como cantalupo ou meloa, tem a maior concentração de vitamina A em uma porção de 100 gramas, ficando à frente do maracujá, manga e mamão. A vitamina A é um nutriente que ajuda no sistema imunológico, reprodução, crescimento e visão, sendo uma aliada para quem lida com doenças no pâncreas.
Uva passa e pistache elevam os níveis de ferro
O ferro é necessário para o funcionamento do corpo para ajudar na imunidade e desempenho neuropsicológico. A uva passa, que costuma aparecer mais nas festas natalinas, é um alimento rico em ferro com 2,4 mg do nutriente para cada 100g. Ela perde somente para o damasco seco (5,8 mg) e o pistache (7 mg).
Mas é preciso ter atenção, pois a quantidade ideal diária para homens é 8mg e 18mg para mulheres. O alerta fica para suplementos com pílulas contendo 65 mg de ferro, que podem causar úlceras e dores no estômago.