DICAS PARA CASA

Saiba como escolher qual melhor aroma para cada tipo de ambiente

Confira as dicas que vão ajudar a sua casa a cheirar sempre bem

A escolha de acordo com ambiente é mais indicada considerando o seu espaço, seu gosto pessoal e até se você tem pets ou não (Foto: Divulgação)
A escolha de acordo com ambiente é mais indicada considerando o seu espaço, seu gosto pessoal e até se você tem pets ou não (Foto: Divulgação)

Uma casa perfumada todo mundo deseja, mas será que na hora da compra, você está fazendo a escolha adequada? Segundo especialistas da área da aromaterapia, existe sim um padrão que pode ser adotado para escolher o tipo de aroma de acordo com cada ambiente e o seu estilo.
A escolha de acordo com ambiente é mais indicada considerando o seu espaço, seu gosto pessoal e até se você tem pets ou não. Isso acontece para não deixar seu espaço com um odor carregado ou com aromas que competem um com o outro, que podem acabar tendo um efeito contrário na harmonia do seu lar.

Lembrando que, segundo os especialistas, as formas mais eficazes de manter o aroma por mais tempo são as velas aromáticas, óleos essenciais em difusores ou umidificadores.

Veja agora qual tipo de aroma é mais indicado para cada ambiente

Sala de estar
Espaços com maior concentração de pessoas e convivência, que costumam se reunir para assistir filmes ou jogar jogos de tabuleiros, mas que ainda tem uma circulação de ar controlada, podem optar por aromas mais relaxantes e melhorar a concentração. Uma dica é o aroma de manjericão, pimenta preta e erva-cidreira.

Quartos
Os quartos são ambientes em que as pessoas utilizam para relaxar e dormir, portanto, os aromas precisam ser mais calmantes, sem muito estímulo. Os ideais são aqueles com toques de lavanda, baunilha se você gostar de tons mais doces, camomila e sândalo. Para quartos das crianças e dos bebês, uma dica são opções que ajudam na insônia e acalmam, como laranja e tangerina.

Banheiro e área de lavanderia
Uma boa opção para áreas do banheiro e lavanderia são aromas que possuem ação antibacteriana, como capim-limão (que ajudam a inibir odores), limão-siciliano e pinho.

Cozinha
Para quem prepara comida, o ideal é espantar insetos e mosquitos. E uma alternativa é procurar um aroma de ambiente que faça justamente isso. Aromas de citronela, eucalipto, canela e hortelã são eficazes para deixar seu ambiente livre de animais indesejados.

Varanda, área externa e hall de entrada
Locais com maior circulação de ar pedem por aromas mais refrescantes, com tons cítricos, como limão e laranja. Outra opção é buscar por itens que também trazem proteção como cravo, alecrim e mirra.