Um estudo conduzido pela NYU Grossman School of Medicine, nos Estados Unidos, sugere que medicamentos utilizados no tratamento da diabetes tipo 2, como os agonistas do receptor GLP-1, entre eles o Ozempic, podem estar associados a uma redução no risco de desenvolver até 14 tipos de câncer relacionados à obesidade.
O estudo analisou dados de mais de 170 mil pacientes com diabetes tipo 2 e obesidade, tratados entre 2013 e 2023. Os resultados indicaram que aqueles que utilizaram medicamentos da classe GLP-1 apresentaram um risco 7% menor de desenvolver cânceres associados à obesidade, em comparação com pacientes que usaram inibidores de DPP-4, outra classe de medicamentos para diabetes.  
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, observou-se uma redução de 8% na mortalidade por todas as causas entre os usuários de GLP-1. Os efeitos foram mais pronunciados em mulheres, que tiveram uma diminuição de 8% no risco de câncer e 20% na mortalidade geral. 
Especificamente, os medicamentos GLP-1 mostraram uma associação com a redução de 16% nos casos de câncer de cólon e 28% nos de câncer retal. 
Os pesquisadores ressaltam que, por se tratar de um estudo observacional, não é possível estabelecer uma relação de causa e efeito entre o uso dos medicamentos e a redução no risco de câncer. “Esses dados são encorajadores, mas são necessários mais estudos para comprovar a causalidade”, afirmou Lucas Mavromatis, autor principal da pesquisa. 
A pesquisa será apresentada no Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), previsto para ocorrer entre 30 de maio e 3 de junho, em Chicago. 
Os medicamentos da classe GLP-1, como Ozempic, Wegovy e Mounjaro, são amplamente utilizados no controle da diabetes tipo 2 e têm ganhado destaque também no tratamento da obesidade. Os resultados deste estudo podem abrir novas perspectivas sobre os benefícios adicionais desses fármacos na prevenção de certos tipos de câncer.