Os 37 novos profissionais aprovados no processo seletivo do Instituto Brasileiro de Saúde, Pesquisa e Extensão para o Desenvolvimento Humano (IBSAÚDE), que atuarão na atenção à saúde no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste, estão recebendo capacitação para o atendimento em áreas indígenas.
Entre os selecionados, estão médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos em saúde bucal, agentes de combate a endemias, assistentes sociais, farmacêuticos, nutricionistas, entre outros. A formação ocorre até esta sexta-feira, 25, na Escola Técnica do SUS (ETSUS), em Boa Vista.
Denominada “acolhimento” pelo IBSaúde, a atividade faz parte do processo de integração desses profissionais. Cada Polo Base do DSEI Leste conta com duas equipes, que também são responsáveis por incorporar práticas tradicionais dos povos atendidos à medicina convencional.
O DSEI Leste, vinculado à Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), do Ministério da Saúde, possui 1.117 colaboradores. Desse total, 430 são agentes indígenas de saúde e 300 atuam como agentes de saneamento — moradores das próprias aldeias, que desempenham papel fundamental no desenvolvimento das ações de saúde.
Além da assistência direta, o convênio entre o IBSAÚDE e a SESAI contempla ações de saneamento básico, como a ampliação da coleta e tratamento de esgoto, além da implementação de sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos. A iniciativa busca promover melhores condições de vida e saúde por meio de uma atuação contínua e integrada nos territórios.
Sobre o DSEI Leste
O DSEI Leste de Roraima atende 66.528 indígenas pertencentes a sete etnias: Macuxi, Wapichana, Ingarikó, Patamona, Taurepang, Sapará e Wai-Wai. Essa população está distribuída em 32 terras indígenas, localizadas em 11 municípios do estado. A estrutura do DSEI conta com 34 polos-base, oito subpolos e 11 etnorregiões administrativas. O deslocamento entre as comunidades é realizado por vias terrestre, fluvial e aérea, com o uso de 31 embarcações e uma ambulancha.