Saúde e Bem-estar

Moradora do PA Nova Amazônia comemora primeira UBS na zona rural de Boa Vista

A agricultora Irene Queiroz percorria cerca de 63 km até a zona urbana para as consultas

Moradora do PA Nova Amazônia comemora primeira UBS na zona rural de Boa Vista Moradora do PA Nova Amazônia comemora primeira UBS na zona rural de Boa Vista Moradora do PA Nova Amazônia comemora primeira UBS na zona rural de Boa Vista Moradora do PA Nova Amazônia comemora primeira UBS na zona rural de Boa Vista
Moradora do PA Nova Amazônia comemora primeira UBS na zona rural de Boa Vista

Após 21 anos de dificuldades para conseguir atendimento médico, a agricultora Irene Queiroz comemora a inauguração da primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona rural de Boa Vista, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 5, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia. A agricultora percorria cerca de 63 km até a zona urbana para as consultas.

Irene explica, que dependia dos filhos para ser levada até o bairro Caranã para conseguir a consulta e muitas vezes era direcionada à outras unidades para tratamentos específicos.

“Antes, tinham ônibus que levavam a gente até a zona urbana para conseguirmos atendimento. Isso ajudou demais a população daqui. Mas depois eles foram retirados e aí ficou difícil para a gente. Mas agora não, podemos vir de moto, bicicleta e quadriciclo para conseguir atendimento”, explica a agricultora.

Unidade Básica de Saúde é de porte 1 (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Unidade Básica de Saúde Marta Almeida Machado

A Unidade Básica de Saúde Marta Almeida Machado irá atender as regiões do Murupu e Truaru, cerca de seis mil pessoas poderão se consultar na unidade. Inicialmente, a previsão é que a unidade inicie o seu funcionamento com uma equipe Estratégia Saúde da Família (ESF) e uma de Saúde Bucal.

Hoje, 5, foi inaugurada a primeira UBS da zona rural de Boa Vista (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O prefeito Arthur Henrique (MDB), explica que a extimativa é de que a unidade atenda até mil pessoas por mês, com consultas de enfermagem, consultas odontológicas e consultas com médico generalista. No local também terão os serviços de farmácia, vacina, curativo, entre outros.

“A emenda para a construção da UBS no PA Nova Amazônia havia sido cancelada. Nós tivemos que reduzir as despesas na prefeitura, para garantir a obra com recursos próprios do município. É uma unidade que vai trazer benefício geral para todo mundo, ela vai trazer uma farmácia abastecida especificamente para atender as comunidades daqui”, explica Arthur Henrique.

Arthur Henrique (MDB), fala sobre a dificuldade de conseguir realizar a construção da obra (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A Unidade Básica de Saúde é de porte 1 e pode acomodar até 4 equipes ESF e 2 equipes de Saúde Bucal, segundo a prefeitura de Boa Vista.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.