Saúde e Bem-estar

Ministra diz que solução para saúde indígena passa pelo combate ao garimpo

Nísia Trindade anunciou que Roraima receberá o reforço de mais profissionais da área de Saúde, como médicos e enfermeiros do SUS para auxiliar na assistência sanitária aos indígenas, e prometeu melhorar a Casai

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, disse neste sábado (21), em Boa Vista, que a resolução dos “graves problemas de saúde” da população indígena yanomami tem a ver com o combate ao garimpo ilegal.

LEIA MAIS

Trindade anunciou que, a partir de segunda-feira (23), Roraima receberá o reforço de mais profissionais da área de Saúde, como médicos e enfermeiros do SUS (Sistema Único de Saúde), para auxiliar na assistência sanitária aos indígenas. “Mas sabemos que temos que melhorar a saúde onde as populações, os povos indígenas moram nas suas comunidades”, disse.

A ministra lembrou das medidas para enfrentar a problemática de mortes de indígenas por doenças evitáveis e o quadro de desnutrição. Nessa sexta-feira (20), o governo federal declarou emergência na Terra Indígena Yanomami e criou um comitê de coordenação nacional com duração de 90 dias, prazo que pode ser prorrogado, para agir nas soluções.

“Essa situação é uma emergência sanitária e de importância nacional semelhante a uma epidemia. Isso significa que nós, com isso, tenhamos mais condições de agir rapidamente frente a situação que a missão da força nacional com SUS, Funai [Fundação Nacional dos Povos Indígenas] e vários entes estão aqui pra fazer primeiro o diagnóstico da situação, já tomando medidas”, destacou, prometendo melhorar a Casai (Casa de Apoio à Saúde Indígena).

“Recebemos essa herança, estamos há 20 dias no governo, mas já vimos que isso teria que ser uma emergência. É o que estamos considerando. Vamos fazer um plano de trabalho conjunto com os ministérios, estamos agindo”, completou.

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.