SAÚDE PÚBLICA

Entrega da Maternidade tem novo prazo e deve ocorrer no segundo semestre

Em visita técnica nessa quarta (22), Antonio Denarium afirmou que a unidade terá mais 14 mil metros quadrados e sete centros cirúrgicos

Ala na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)
Ala na Maternidade Nossa Senhora de Nazareth. (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV)

A maternidade Nossa Senhora de Nazareth será entregue no segundo semestre de 2024, no mês de julho. O novo prazo foi comunicado pelo governador Antônio Denarium durante visita técnica à obra nessa quarta-feira (22). O último prazo dado pela Secretaria de Infraestrutura à FolhaBV foi junho.

De acordo com Denarium, a unidade terá mais 14 mil m2 (metros quadrados), sete centros cirúrgicos, mais de 300 leitos, 56 leitos de UTI Neonatal, além de laboratórios e bancos de leite.

“Praticamente nós desmontamos a maternidade anterior, ficou somente as paredes. Houve a troca no telhado que era um dos principais problemas da antiga maternidade, trocamos revestimento, trocamos pisos, instalações. Tudo absolutamente novo para garantir um novo ambiente pras mães que vão ter seus nenéns aqui na nova maternidade Nossa Senhora de Nazaré”, completou o vice-governador e secretário de Infraestrutura, Edilson Damião.

Visita à obra da Maternidade ocorreu na tarde dessa quarta-feira (22). (Foto: Wenderson Cabral/FolhaBV

Ainda conforme o secretário, a estrutura de algumas alas, como Orquídeas e Azaléas, já estão avançadas, faltando instalação de equipamentos e mobília. “Todas as enfermarias estão quase 100% de prontidão, vamos dizer assim”, afirmou Damião.

Acordo de conclusão da obra em um ano

Em março de 2023, o Governo de Roraima assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público Estadual de Roraima (MPRR) para conclusão da obra da maternidade em um ano. Na visita técnica, que contou com a presença do promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Igor Naves, Antonio Denarium afirmou que o acordo será cumprido.