Pelo menos seis casos de contaminhação por uma nova linhagem do coronavírus foram confirmados fora do Reino Unido, onde a variante foi inicialmente detectada. Os novos registros foram anunciados entre sexta, 25, e sábado, 26, na França (1), Espanha (4) e Suécia (1).
A nova linhagem, anunciada no dia 13 de dezembro, levou mais de 40 países a bloquearem a entrada de viajantes do Reino Unido nos últimos dias, além de ter intensificado a quarentena em Londres e outras regiões da Inglaterra.
Conforme o European Centre for Disease Prevention and Control (ECDC), a nova linhagem tem taxa de transmissão de até 70% a mais, em comparação ao que se tem atualmente.
O primeiro caso positivo da nova variante do vírus na França foi detectado em um francês residente no Reino Unido que está assintomático, de acordo com o Ministério da Saúde francês em um comunicado. Segundo o texto, o francês foi isolado em quarentena.
Os demais pacientes confirmados com a doença também viajaram recentemente ao Reino Unido. Todos estão isolados desde o diagnóstico.
No Brasil, o Ministério da Saúde recomendou que as pessoas que vierem do Reino Unido com sintomas fiquem 10 dias em isolamento após o início dos sinais da doença.
Com informações da Folha UOL.