Saúde e Bem-estar

Mãe arrecada doações para tratamento ortopédico do filho

A criança de 11 anos está com a coluna fraturada após uma queda da arquibancada da escola, ocorrida seis meses atrás mas só descoberta em janeiro

A mãe, Adriele Carneiro, está arrecadando doações para conseguir o tratamento e cirurgia ortopédica do filho Elton Diogo, de 11 anos. O menino está internado no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) com a coluna fraturada.

De acordo com Adriele, a criança estava na escola, na aula de educação física, quando caiu de uma arquibancada há seis meses. Elton foi levado ao Hospital e fez um raio-X que não apontou problemas maiores, além de uma infecção urinária.

“Os médicos mandaram para casa, só que cada vez mais o caso se agravava. Chegou um tempo que ele teve dificuldade para andar, febre e muita dor”, contou a mãe da criança. 

A família, que mora na Comunidade Barata, município de Alto Alegre, veio para a capital no dia 24 de janeiro. Na ocasião, o médico pediu outro raio-x, tomografia, ultrassom e uma ressonância magnética. “Chegou aqui, não deu nada, até que pediram uma ressonância magnética. Ai deu que tinha uma fratura na coluna e precisava de uma cirurgia com urgência”, conta Adriele.

No pedido de ajuda, a mãe relata que a ação de arrecadar dinheiro é para o caso do Tratamento Fora Domicílio (TFD), oferecido pela Prefeitura de Boa Vista, não arque com todas as despesas, ainda não especificadas. “Elton precisa ir para Brasília fazer o tratamento pois aqui no Estado não tem cirurgião ortopédico pediatra. O TFD não tem como arcar com tudo e nem minha família. Então, venho pedir sua colaboração para ajudar meu filho”, explicou.

Sem vaga na especialidade
Em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), foi informado que no dia 08 de fevereiro Elton passou pela junta médica do TFD, já na fase de captação de vagas do benefício. “A SMSA segue buscando, de forma ininterrupta, por uma vaga com especialidade em ortopedia, para encaminhar o paciente o mais rápido possível, no entanto, reforça que as vagas do TFD costumam ser imprevisíveis, principalmente na especialidade em questão”, disse em nota.

A secretaria concluiu que na manhã desta quinta-feira (23), a mãe da criança compareceu à SMSA e a equipe repassou todas essas informações. “Até o surgimento de uma vaga, o paciente tem recebido acompanhamento dos profissionais de saúde do HCSA”.

Doações
A  mãe, Adriele Carneiro, e o filho, Elton Diogo, estão arrecadando doações via PIX, no telefone (95) 99113-2031. Mais informações, no mesmo contato.