DOULAS AMIGAS

Inscrições para assistentes voluntárias de parto estão abertas 

Serão disponibilizadas seis vagas para a Ala das Orquídeas, onde fica o bloco de parto normall

As Doulas são mulheres experientes no parto e que proporcionam conforto emocional durante o nascimento do bebê. (Foto: Ascom /Sesau)
As Doulas são mulheres experientes no parto e que proporcionam conforto emocional durante o nascimento do bebê. (Foto: Ascom /Sesau)

As Doulas são mulheres experientes no parto e que proporcionam conforto emocional durante o nascimento do bebê. Por essa importância no processo de nascimento de uma criança, o Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth abriu nesta quarta-feira, 17, as inscrições de voluntárias para o programa Doulas Amigas. Serão disponibilizadas seis vagas.

A iniciativa está de acordo com a Lei n° 1.009/2015, que autoriza a presença da doula e do acompanhante, a pedido da mãe, durante o pré-natal e o parto, em hospitais públicos ou privados.

“As doulas são mulheres experientes em parto, que oferecem suporte físico e emocional às pacientes, além de fornecer informações contínuas às mães antes, durante e após o nascimento”, explicou Raissa Sampaio, diretora do Departamento de Ensino, Pesquisa e Divulgação do HMI.

Para se inscrever, as interessadas devem entrar em contato pelo WhatsApp (95) 98416-5828 e enviar cópia do RG, CPF, comprovante de residência, cartão de vacina atualizado, seguro de vida e certificado de formação em doula. A documentação passará por análise e, em seguida, as voluntárias passarão por capacitação em normas de biossegurança, segurança do paciente e orientações sobre suas funções por meio do manual Doulas Amigas.

As voluntárias serão designadas para a Ala das Orquídeas, onde fica o bloco de parto normal, distribuídas nos turnos matutino, vespertino e noturno.

Raissa enfatizou que a presença de doulas no cenário da humanização do parto promove um parto mais natural, com estratégias não farmacológicas para o manejo da dor, reduzindo o uso de analgésicos e cesarianas eletivas para evitar riscos para a mulher e o bebê.