Saúde e Bem-estar

Hemoraima está com estoque baixo por causa das festas de fim de ano

Único hemocentro do Estado se prepara para uma época de aumento de acidentes e ainda uma queda ainda maior nas doações em virtude das férias de janeiro

Único hemocentro do Estado e responsável por abastecer as redes pública e privada de Saúde, o Hemoraima está com estoque de sangue baixo após a queda no número de doações em virtude das festas de fim de ano e da Copa do Mundo. Com isso, a unidade pede o comparecimento de doadores de todos as tipagens sanguíneas, principalmente O-, por ser universal.

Isso porque o hemocentro se prepara para uma época de aumento de acidentes e ainda uma queda ainda maior nas doações em virtude das férias de janeiro. Segundo a assistente social do setor de captação, Hellen Bessa, a maioria do público doador regular local não é nascido no Estado, o que acaba reduzindo a procura porque ele passa as férias fora de Roraima nesse período. Por isso, ela incentiva os roraimenses a procurar o Hemoraima.

“A cada doação você pode salvar até quatro vidas. E a gente pede uma sensibilização de quem é O-. A pessoa tem que observar o quanto ela pode ser essencial para todo e qualquer tipo de vida, porque o sangue é universal”, explicou ela, detalhando que cada bolsa de sangue tem de 400 a 450 mililitros e é captada de cinco a 15 minutos. “Doar é um ato de amar o próximo”.


A assistente social do setor de captação, Hellen Bessa (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Por sua vez, a enfermeira do setor de captação, Liliana Bezerra, fez um alerta especial aos doadores de reposição, que são familiares e amigos de pacientes internados no HGR (Hospital Geral de Roraima) que se mobilizam para ajudá-lo com a doação de sangue.


A enfermeira do setor de captação, Liliana Bezerra (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“A gente, inicialmente, prioriza os casos de emergência e de pacientes que já estão internados e precisam de sangue com urgência. E as cirurgias eletivas precisam dessa sensibilização dos familiares, para que se mobilizem, doem”, disse. “Se você vai fazer uma cirurgia e o doador não é o mesmo tipo de sangue, não tem problema, o importante é abastecer o nosso estoque”.

Orientações ao doar

  • Ter de 16 a 69 anos;
  • Menores de 18 anos precisam da presença dos pais ou tutor legal para autorização;
  • Doadores de primeira vez apenas se tiver de 16 a 59 anos;
  • Estar com boa saúde;
  • Ter mais de 50 quilos;
  • Dormir bem na noite anterior à doação;
  • Estar bem alimentado;
  • Grávidas e diabéticos não podem doar sangue;
  • Não ingerir álcool até 12 horas antes da doação;
  • Cirurgias, piercings, tatuagem, endoscopia e colonoscopia inaptam o doador por seis meses;
  • Em caso de quadro gripal ou alérgico, aguardar passar a crise e doar após duas semanas sem sintomas;
  • Homens podem doar a cada dois meses, enquanto as mulheres podem a cada três;
  • Levar documento físico com foto (RG, CNH ou Carteira de Trabalho).

Os exames de sangue estarão disponíveis na recepção do Hemoraima 30 dias após a doação. Em caso de dúvidas, o interessado por ligar para o (95) 98404-9593 (WhatsApp). O hemocentro fica na avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, 3418, bairro Aeroporto, na zona Norte de Boa Vista. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h, e das 13h30 às 18h.