Saúde e Bem-estar

Hábito de higiene bucal previne outras doenças no corpo, aponta dentista

Conforme Tayná Cruz, cirurgiã dentista, higiene bucal é importante não somente aos dentes, mas à prevenção de doenças que podem surgir no corpo e vai além da estética

Nesta segunda-feira (20), é lembrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, organizado pela Federação Mundial de Odontologia (FDI). No Brasil, conforme aponta o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2019, apenas 63% dos brasileiros com mais de 18 anos utilizam pasta, escova e fio dental para a limpeza, além de que metade da população faz visitas regulares ao dentista. Outro dado, é que 93% escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia.

Comparado a 2013, a pesquisa anterior do IBGE, 53% que utilizam o trio de cuidados e 89% escovavam os dentes duas vezes ao dia; por mais que tenha crescido esse percentual, a higiene bucal é importante não somente aos dentes, mas à prevenção de doenças que podem surgir no corpo. É o que aponta a cirurgiã-Dentista e Especialista em Ortodontia, Tayná Cruz.

“Bons hábitos de higiene bucal além de prevenir cáries, gengivites, periodontites e perdas dentárias também estão relacionados à saúde como um todo, prevenindo contra doenças cardiovasculares, diabetes e outras doenças sistêmicas. A manutenção da saúde bucal também impacta diretamente na autoestima e nos aspectos emocionais”, disse.

De acordo com a especialista, visitas regulares ao dentista podem ser realizadas a cada 6 meses. No entanto, quando há sinais de alerta, como dor, sensibilidades ao frio ou quente, sangramentos gengivais, falha na forma de encaixe e mobilidade nos dentes, feridas que não cicatrizam e inchaços, a ida ao odontologista precisa ser antecipada.

“Com qualquer um desses sinais e sintomas o paciente deve procurar um dentista de sua confiança, que ele saberá como proceder da melhor forma. O melhor método para prevenção da dor, ainda, é a correta higiene bucal, que deve ser realizada após cada refeição com escova de dentes com cerdas macias e creme dental com flúor, limpando e higienizando cada dente em movimentos suaves e circulares. Após a escovação utilizar o fio dental para remover o biofilme que se acumula entre um dente e outro. Além disso, se consultar com o dentista para a profilaxia e prevenção. Dessa forma é bem possível que o paciente não tenha surpresas com dores ou qualquer outro sintoma bucal”


Tayná Cruz é cirurgiã-dentista e especialista em Ortodontia. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A estética dos dentes branquíssimos
Tayná também aponta que dentes brancos não são necessariamente sinônimo de boa saúde bucal, mas também à estética. “Dentes brancos são sinal de limpeza e saúde, porém esses dentes branquíssimos estão mais relacionados à procura cada vez mais constante por estética e para isso os pacientes se submetem a instalação de facetas em cerâmica em quase todos os dentes”, informou.

As facetas dentárias são próteses muito finas confeccionadas em porcelana ou resina e funcionam como capa no formato do dente da pessoa. De acordo com os sites de odontologia, elas são coladas sobre o esmalte dentário para modificar características como tamanho, contornos e tonalidade, como também podem corrigir pequenos desalinhamentos e fraturas de baixa gravidade, indica a dentista.

“Os laminados cerâmicos [facetas de porcelana] ou lentes de contato dental são um procedimento de grande valia para pacientes que têm anomalia de forma dentária, dente escurecido por tratamentos de canal ou trauma, pequenos diastemas, fraturas dentárias dentre outros problemas que comprometem a forma e cor dos dentes, para a devolução de estética e função. Os laminados cerâmicos bem executados têm uma alta durabilidade, pois duram mais de dez anos, tem uma boa resistência à manchamento, então a cor e o brilho permanecem por mais tempo do que comparados a outras técnicas como a faceta em resina”.

Independente da estética ou cuidado dentário, o uso de facetas também precisa de cuidados, principalmente na escolha do profissional. Conforme Tayná explica, todo procedimento que não for bem executado oferece riscos ao paciente.

“Um paciente que almeja a realização deste trabalho protético deve procurar um dentista especialista que realize esse procedimento com maestria e com um bom planejamento. Tomando em mão exames diagnósticos como radiografias e tomografias, fotografias para análise facial e realizando mockup  que são uma simulação realizada diretamente no dente do paciente, se preocupando com os aspectos de saúde e função que compreendem os laminados cerâmicos”. 

Entre os riscos da facetas ou lentes má executadas estão: má adaptação da porcelana, com falhas na adesão e possíveis quedas ou fraturas do material; gengivite recorrente, gerando sangramentos e inchaços gengivais; e, desgastes excessivos nos dentes que podem gerar sensibilidades irreversíveis.

Dia Mundial da Saúde Bucal


Visitas regulares ao dentista é forma de prevenção às doenças bucais e sistêmicas. (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A data visa a conscientização da população geral sobre a importância dos cuidados com a boca e suas repercussões para a saúde integral e bem-estar das pessoas. Assim, como a frase do autor desconhecido: o sorriso é a janela da alma, o cuidado da saúde bucal também é o cuidado com o corpo inteiro. Para garantir uma boa saúde bucal os Conselhos de Odontologia brasileiros têm como dicas essenciais para o dia a dia:

  • Escovar bem os dentes e usar o fio dental após cada refeição;
  • Trocar de escova de dentes a cada três meses;
  • Ter uma alimentação saudável, com uso racional do açúcar;
  • Evitar fumo e o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Ir ao dentista regularmente.

*Por Adriele Lima