Saúde e Bem-estar

Exercícios ao ar livre trazem benefícios para o corpo e a mente

Em Boa Vista, tem crescido o número de adeptos a essa forma de se exercitar

A lista de benefícios da prática de exercícios físicos é extensa. Realizar esse tipo de atividade ao ar livre é ainda mais prazeroso e é uma alternativa para manter hábitos saudáveis durante a pandemia.

Em Boa Vista, tem crescido o número de adeptos a essa forma de se exercitar. As praças arborizadas da cidade contribuem para que a prática se torne ainda mais atrativa.

Entretanto, para que os exercícios físicos ao ar livre sejam seguros, é preciso tomar alguns cuidados; por exemplo, avaliar bem o local onde você vai se exercitar.

A importância das atividades físicas ao ar livre

A prática de exercícios físicos contribui para a melhoria do condicionamento físico, a manutenção da saúde cardiovascular e o bem-estar, devido à liberação da endorfina – hormônio que gera a sensação de recompensa e prazer.

Mas o que muitos não sabem é que a importância das atividades físicas ao ar livre ultrapassa esses benefícios. Além de renovar as energias, respirar ar puro e entrar em contato com a natureza, se exercitar em ambientes abertos estimula a produção da vitamina D por meio da exposição à luz solar.


Kênia Mendes, de 43 anos se exercita todos os dias ao ar livre (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

A professora de Educação Física, Kênia Mendes, de 43 anos, tem o costume de realizar exercícios físicos de manhã cedo e ao ar livre.

“De manhã cedo você acorda e antes trabalhar ou de fazer qualquer outra coisa é bem interessante você pegar um pouquinho daquele tempo nem que seja vinte minutos, e fazer dela um horário das pra atividade física. Você fica mais disposto durante o resto do dia. E seja qualquer prática corrida em a caminhada, a academia”, disse.

Somando tantos pontos positivos, não tem como discordar: a atividade física ao ar livre é um hábito que vale a pena incluir na rotina!

Áreas abertas e arejadas propiciam não só a prática de esportes, como também momentos de distração e lazer para crianças e adultos – tudo isso com segurança.


O pescador Bráulio Feitosa, não abre mão de fazer exercícios físicos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O pescador Bráulio Feitosa, de 63 anos, conta que incluiu em sua rotina diária, os exercícios ao ar livre. “Eu venho eu pra cá porque eu aproveito, já dou uma pedalada e aqui a gente aproveita o sol também, que é bastante saudável pra gente. Eu procuro vim todo dia, procuro não falhar. Eu faço uma caminhada, uma corrida aqui, os exercícios ali. Eu faço uma aeróbica e um pouquinho de exercício de resistência”, pontuou.

Existem inúmeros exercícios para fazer ao ar livre, mas a primeira regra para qualquer um deles é a segurança física. Escolha praças, parques e demais locais que tenham espaços destinados para a prática de esportes – ciclovias e pistas de corrida, por exemplo. Óculos, garrafinha de água e filtro solar também são elementos importantes na hora de praticar atividade ao ar livre. Confira o funcionamento dos parques e a disponibilidade das praças: alguns tiveram seus horários alterados durante a pandemia.