“CRESCIDOS COM IPAD”

Estudo mostra que mais tempo de tela atrasa desenvolvimento de bebês

Interação face a face entre pais e filhos é crucial para passar aos bebês um rico conjunto de informações

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Sabe quando os pais estão ocupados e a forma mais fácil de entreter um bebê é através da tela de um smartphone? A técnica pode até funcionar na hora, mas provavelmente vai trazer consequências para o futuro.

Segundo um estudo, crianças de 1 ano expostas a mais de 4h de tempo de tela por dia experimentaram atrasos no desenvolvimento de habilidades de comunicação e resolução de problemas aos 2 e 4 anos.

Além desses atrasos no desenvolvimento, os “crescidos com iPad” também tiveram dificuldades motoras e sociais, se comparados aos que não tiveram tanto tempo exposto às telas.

Por que isso aconteceu?

De acordo com o estudo, a interação face a face entre pais e filhos é crucial para passar aos bebês um rico conjunto de informações, incluindo expressões faciais, palavras e tom de voz.

Como esse tipo de conexão só funciona pessoalmente, as crianças que passam muito tempo no smartphone perdem esse contato.

Respondendo aos questionamentos dos pais sobre quanto tempo de tela seria a quantidade ideal, os pesquisadores responderam: “fale com o seu filho, cara a cara, o máximo que puder.”