Saúde e Bem-estar

Equipamentos irão reforçar atendimentos odontológicos na Capital

Boa Vista foi reconhecida no Premio Nacional CFO de Saúde Bucal, ficando entre os 10 primeiros lugares pela qualidade na prestação de serviço à comunidade

D
iversos equipamentos e materiais odontológicos que vão reforçar as ações de educação em saúde no município foram entregues na tarde desta quarta-feira (07). A solenidade de entrega aconteceu no auditório do Palácio 9 de Julho.

Foram entregues três consultórios portáteis, contendo um equipo odontológico, uma cadeira e um compressor que vão servir para atender as ações itinerantes no interior, além de acamados (pessoas impossibilitadas de chegar até uma UBS).

Além disso, a prefeitura entregou mais 100 portas-agulha para suturas odontológicas; 10 macro modelo de ensino odontológico (arcada dentária e escova), que servem para o ensino de higiene bucal, da escovação dentária, escovação da língua e uso do fio dental.

Também foram entregues 10 Canetas de ultrassom odontológico, com três ponteiras, para limpeza e profilaxias; 80 afastadores para cirurgias odontológicas; oito autoclaves de 21litros, para esterilizar os materiais; três escovódromos portáteis, para ações itinerantes nas praças, escolas, Bolsa família e outras atividades.

De acordo com a prefeita Teresa Surita, o avanço na área da odontologia foi significativo nestes últimos anos e ainda tem muito a avançar.

“Saímos de 14 consultórios odontológicos para 31. E muitos deles são voltados para crianças, o que faz a diferença, pois estimulamos a cuidarem da saúde bucal logo cedo. Só temos o que comemorar com essa entrega desses itens que ainda estão chegando, e que vai ajudar a melhorar o atendimento odontológico que é fundamental em todas as idades”, disse a prefeita de Boa Vista.

Com a pandemia da Covid-19, os serviços odontológicos da prefeitura se mantiveram em casos de urgência e emergência, pois a atividade é considerada de alto risco de transmissão da doença, devido à produção de aerossóis, a proximidade das faces do profissional de saúde e do paciente e a exposição à saliva, sangue e outros fluidos.

Aos poucos os atendimentos eletivos estão sendo retomados nas unidades que possuem consultório odontológico, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Município conta com 31 consultórios nas unidades básicas de saúde (Foto: Semuc/PMBV))

Hoje, o município conta com 31 consultórios nas unidades básicas de saúde, há também consultórios preparados e decorados, com foco na primeira infância e recentemente foi reinaugurado o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que funciona em novo endereço, com ampliação dos serviços especializados.

“Com certeza estamos sempre aprimorando essa área odontológica no município, com inauguração do Ceo, valorização dos profissionais, aquisição de equipamentos, tudo é um conjunto de ações que levam o município a ser referencia hoje, temos ainda muito a fazer, mas estamos no caminho certo e atendendo o anseio da população”, disse o secretário municipal de saúde, Cláudio Galvão.

Destaque – No ano passado, Boa Vista foi reconhecida no Premio Nacional CFO de Saúde Bucal, ficando entre os 10 primeiros lugares pela qualidade na prestação de serviço à comunidade.