Saúde e Bem-estar

Entenda a relação entre a obesidade e o câncer de mama

A incidência do câncer de mama tende a crescer progressivamente a partir dos 40 anos

Pesquisas afirmam que a obesidade pode ser um fator que contribui para o diagnóstico de cancer de mama. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 13 em cada 100 casos de câncer no Brasil são atribuídos ao sobrepeso e à obesidade. A Agência Internacional de Pesquisas em Câncer estima que cerca de 25% dos tumores de mama ao redor do mundo sejam decorrentes de obesidade e sedentarismo, dois fatores frequentemente coexistentes e indissociáveis.
 
De acordo com o médico endocrinologista Cesar Penna, a obesidade pode contribuir para o aparecimento de vários tipos de câncer, entre eles o de mama.
 
“Muitas comorbidades como diabetes e obesidade podem contribuir para o aparecimento da doença. Nesse caso, O excesso de gordura corporal provoca um estado de inflamação crônica e aumentos nos níveis de determinados hormônios, que promovem o crescimento de células cancerígenas, aumentando as chances de desenvolvimento da doença, segundo os pesquisadores” afirmou o médico.
 
Ele explica que o estrógeno, um dos principais hormônios produzidos pelo tecido adiposo,  está intimamente ligado a alguns tipos de câncer de mama. 
 
“Se há obesidade na menopausa, é o tecido adiposo que se encarrega de produzir o estrógeno, que, em excesso, pode provocar a multiplicação celular do tecido mamário, causando o câncer. Por outro lado, a obesidade está associada a um processo inflamatório maior, o que pode aumentar a proliferação e progressão de células malignas”, ressaltou o médico.

Endocrinologista Cesar Penna explica a relação entre a obesidade e o cancêr de mama (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

 
Penna reforçou a importância dos exames de mama regulares. “A mamografia é o exame que serve para a detecção do câncer de mama e deve ser realizado por mulheres acima de 40 anos anualmente, pois seu papel é contribuir para um diagnóstico precoce e com isso a redução da mortalidade em razão da doença” finaliza.