Saúde e Bem-estar

Enfermeira de Roraima ganha prêmio nacional por atuação contra covid-19

Premiação é a honraria máxima concedida pelo Conselho Federal de Enfermagem

A enfermeira Paula Lopes, de 55 anos, recebeu o prêmio Anna Nery pela atuação no estado de Roraima durante a pandemia de Covid-19. A homenagem concedida na semana passada, contempla técnicos de enfermagem, enfermeiros e auxiliares que atuam nas diversas áreas da profissão.

A premiação ocorreu na cidade de Fortaleza. Cada estado teve um profissional homenageado, nesta edição em específico, pelo trabalho realizado durante o período pandêmico da covid-19.

Paula tem 30 anos de profissão, sendo 26 residindo em Roraima. Em entrevista à Folha, ela falou sobre a sensação de receber o prêmio. “Esse prêmio é o prêmio máximo, maior prêmio já oferecido a um profissional de enfermagem. Quando você recebe o convite já vem uma emoção, agora a emoção maior é quando o seu nome é anunciado lá, com todos os vinte e seis estados. Representar um estado é uma emoção que não dá nem para descrever”, declarou.

A atuação da profissional durante a pandemia ocorreu na UTI 04 do Hospital Geral de Roraima, e ela falou um pouco sobre a experiência que a levou a ganhar o prêmio. “Quando eu saí da minha mesa até chegar lá no palco pra receber a medalha, passou muita coisa na minha cabeça. Foi ali que eu me toquei de como que eu consegui passar esses anos de pandemia dentro de uma UTI. Não sei nem descrever como eu consegui passar. É muita coisa, muito estresse, no início muitas mortes…” recordou a enfermeira.

O evento ocorreu durante o 24º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem, que ocorreu entre os dias 12 e 15 de setembro.