Saúde e Bem-estar

Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial de vacinas

A CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) foram aprovadas, por unanimidade.

Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial de vacinas Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial de vacinas Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial de vacinas Diretoria da Anvisa aprova uso emergencial de vacinas

A diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), anunciou, neste domingo (17), a aprovação, por unanimidade, do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19: a CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a Oxford-AstraZeneca, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Todos os cinco diretores indicados pelo presidente Jair Bolsonaro votaram a favor dos imunizantes.

Técnicos da Anvisa já haviam recomendado o uso emergencial de ambas as vacinas. A decisão passa a valer a partir do momento em que houver comunicação oficial aos laboratórios que fizeram o pedido. O resultado também é publicado no portal da Anvisa e não precisa de publicação no Diário Oficial da União para entrar em vigor.

Na última semana, o presidente e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informaram que a vacinação deve ter início ainda em janeiro, para um público prioritário formado por profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, idosos e indígenas. A data, no entanto, ainda não foi definida, e dependerá da logística prévia de distribuição dos imunizantes para centros de vacinação em todo o país, o que levará alguns dias, além do detalhamento sobre o público-alvo nesta primeira fase.

O governo dispõe, neste momento, de seis milhões de doses da Coronavac,  armazenadas no Instituto Butantan, em São Paulo. Outras duas milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Oxford, que podem ser importadas da Índia nos próximos dias, terão a entrega atrasada, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.    

Anvisa decide neste domingo se aprova uso emergencial de vacinas – Folha de Boa Vista (folhabv.com.br)

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.