Saúde e Bem-estar

Diabetes: veja quais são as gorduras que diminuem o açúcar no sangue

Incluir gorduras boas na dieta ajuda no controle da diabetes. Conheça alimentos nos quais você pode encontrá-las

A diabetes tipo 2 é uma das doenças crônicas mais comuns e representa cerca de 90% dos casos de diabetes no Brasil, segundo estatísticas do Ministério da Saúde. A condição é caracterizada pelos altos níveis de açúcar no sangue (glicemia) e pela resistência à insulina. Embora a diabetes não tenha cura, a doença pode ser controlada com mudanças alimentares e com a prática regular de atividades físicas.

A condição tem maior incidência em pessoas de meia-idade, mas vem crescendo também entre crianças e adolescentes devido ao aumento da obesidade nesses grupos etários. Há, ainda, cerca de 14 milhões de brasileiros com pré-diabetes, situação que antecipa a diabetes e pode ser reversível com a adoção de hábitos saudáveis.

Diabéticos e pré-diabéticos devem seguir uma dieta equilibrada para evitar problemas decorrentes da condição. Uma das principais recomendações é evitar o consumo de determinadas gorduras e priorizar outras, que são ricas em gorduras boas.

“A gordura é um alimento que nos causa saciedade. Dentro de um padrão alimentar que precisa de redução da glicose, ela é uma excelente aliada”, afirma a nutricionista Bruna Salgado. Ela explica que o consumo e absorção de gordura não geram glicose, o que é ótimo para os diabéticos.

A nutricionista indica algumas opções de gorduras boas para incluir no cardápio:

Castanhas;

Sementes;

Azeite;

Abacate;

Coco;

Leites vegetais;

Iogurtes integrais;

Queijos de qualidade;

Carnes sem gordura.

As gorduras mais saudáveis são as monoinsaturadas e poli-insaturadas, pois, além de ajudarem a reduzir o açúcar no sangue, trazem benefícios ao coração por diminuírem os níveis de colesterol. As gorduras poli-insaturadas são consideradas essenciais porque o corpo humano não pode produzi-las. As fontes mais conhecidas de gorduras poli-insaturadas são castanhas, azeitonas, abacate e coco.

Apesar de serem aliadas à saúde dos diabéticos, as gorduras boas precisam ser ingeridas em quantidades adequadas. As porções variam de acordo com a necessidade nutricional e o gasto energético de cada indivíduo. A recomendação é sempre consultar um nutricionista para juntos planejarem uma dieta equilibrada.

Fonte: Metrópoles