NO UIRAMUTÃ

Denúncia relata falta de farmacêutico e escassez de suprimentos em centro de saúde

A Sesau informou que a falta de farmacêutico se dá em razão da falta de interesse destes profissionais de saúde em ocupar o posto no referido município

Segundo denúncia, a ausência de um farmacêutico prejudica o processo de envio dos medicamentos (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)
Segundo denúncia, a ausência de um farmacêutico prejudica o processo de envio dos medicamentos (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

No Uiramutã, a Unidade Mista Cláudio Pereira da Silva estaria operando sem um profissional farmacêutico há mais de um ano e com baixo abastecimento de suprimentos há cerca de dois meses. Conforme denúncia, a escassez vai desde remédios à instrumentos básicos, como fita de urina e pote coletor.

O centro de saúde também estaria sem realizar exames de emergência para auxiliar no atendimento e parecer médico. Segundo a denunciante, que não quis ser identificada, a ausência de um farmacêutico prejudica o processo de envio dos medicamentos importantes para a unidade.

“Desde outubro, o Governo diminuiu o envio de suprimentos. A justificativa foi porque estavam com poucos insumos, devido à logística e aos fornecedores, mas já tem mais de um mês que a emergência esta sem hemograma, sem marcadores hepáticos e renal, até fita de urina e pote coletor não tem mais. Também estamos sem medicamentos controlados, que são importantes em procedimentos como parto”, disse.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura Municipal do Uiramutã e a Secretaria de Saúde de Roraima (Sesau).

A Sesau se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria de Saúde esclarece que a ausência de farmacêutico no Centro de Saúde de Uiramutã se dá em razão da falta de interesse destes profissionais de saúde em ocupar o posto no referido município, mesmo eles tendo sido aprovados em processo seletivo.

A gestão da unidade tem realizado a dispensação de medicamentos de forma limitada devido à falta de farmacêutico, e não há falta de insumos básicos, como fita de urina e pote coletor.

É importante ressaltar que a gestão do Laboratório Central Cláudio Pereira da Silva é de competência da Prefeitura de Uiramutã, cabendo à gestão municipal o devido esclarecimento sobre o funcionamento do laboratório.

Ademais, a unidade também recebe o suporte de insumos do Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima.

A Prefeitura do Uiramutã afirmou que a administração, assim como o fornecimento de insumos e suplementos, da unidade de saúde é responsabilidade do Governo de Roraima, mas que tem dado suporte às equipes.