SAÚDE

Cuidar do coração pode atrasar sinais de envelhecimento em até seis anos: Saiba como

Pesquisa mostra hábitos que ajudam a manter o coração mais jovem

A corrida será realizada às 16h30 desta quinta feira com concentração marcada para 16h (Foto: Divulgação)
A corrida será realizada às 16h30 desta quinta feira com concentração marcada para 16h (Foto: Divulgação)
Publicidade
Publicidade

Envelhecer é uma dádiva para muitas pessoas, mas não há como negar que com o passar dos anos, o risco de doenças e problemas de saúde fica muito maior.

Uma forma de atrasar esses sinais de envelhecimento, segundo especialistas, é ter um cuidado redobrado com a saúde, principalmente com o seu coração.

Um estudo recente divulgado no portal Best Life informou que mais de 6,5 mil adultos foram analisados em um levantamento, que encontrou evidências de que há uma ligação entre uma boa saúde cardiovascular e o retardo do envelhecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



A pesquisa levantou que os adultos com saúde cardiovascular eram seis anos mais novos, biologicamente falando, do que a sua idade cronológica. Ou seja, um paciente com 40 anos possuía a mesma saúde de uma pessoa com 34 anos de idade.

Dentre os pacientes, a maioria possuia hábitos considerados como Essenciais para uma vida mais longa. Confira a lista:

1. Alimentação saudável

Uma alimentação balanceada com proteínas, frutas, verduras e carboidratos saudáveis é essencial para a saúde do coração. O controle do colesterol e a manutenção de um peso adequado para seu corpo também auxiliam na longevidade.

2. Caminhada

A FolhaBV já informou que caminhar até 10 mil passos por dia evita uma série de doenças. O estudo aponta que se movimentar faz bem para a saúde e pode auxiliar nas chances de viver mais.

3. Evite o cigarro

O fumo é uma das principais causas de doenças como o câncer, que podem ser evitadas. Parar de fumar também é um dos pontos levantados no estudo que aumentaram as chances de uma vida mais longa.

4. Durma bem

Além de impedir vários transtornos respiratórios, uma boa noite de sono também é eficaz para a saúde do coração, regular o nível de saúde no sangue, auxilia na função mental, reduz o estresse e recupera o sistema imunológico.

5. Fique atento para nível de açúcar e pressão alta

A atenção com pressão alta é essencial, pois pode causar transtornos do coração, já que a alta pressão prejudica a circulação do sangue. A atenção com doenças como diabetes também deve ser levado em consideração

Publicidade