Saúde e Bem-estar

Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas por longos períodos

Saiba a partir de qual idade este cuidado não é mais necessário

Manter a vigilância e tomar cuidados especiais nos cuidados com crianças é uma atividade essencial para os pais, afinal, nem mesmo a casa é um ambiente totalmente seguro.  A psicopedagoga Graciela Ziebert enfatizou o principal cuidado com crianças: nunca deixá-las sozinhas ou acompanhadas de menores de idade.

Isso porque, segundo ela, uma criança não tem maturidade cognitiva suficiente para entender quais brincadeiras ou situações podem colocar a vida dela em risco. “O Estatuto da Criança e do Adolescente classifica este como um direito essencial das crianças”, explicou Graciela. 

Segundo a profissional, os riscos de uma criança desacompanhada não estão apenas em acidentes domésticos. Sem a companhia de um adulto de confiança, esta criança se torna vulnerável a outros riscos como a violência sexual, por exemplo. 

Idade 

A psicopedagoga explicou que neste momento da pandemia, quando muitos pais voltaram ao trabalho e as crianças não voltaram para a escola, tem sido comum filhos serem deixadas com irmãos ou outros menores de idade. 

Para a psicopedagoga, esta prática é perigosa, pois assim como a criança mais nova, o irmão um pouco mais velho também não tem a maturidade suficiente para cuidar de si e do outro. “O recomendável é que até os 14 anos, esta criança ou adolescente fique sempre na presença de um adulto”.

Crianças acompanhadas

Mesmo estando acompanhadas por um adulto, os cuidados com as crianças devem continuar. “Os adultos devem ficar sempre atentos, observar a criança com certa frequência e garantir que ela esteja em um ambiente seguro”, aconselhou Graciela.

No caso de um quintal, o adulto deve checar, por exemplo, se piscinas e caixa d´’águas estão devidamente fechados, se portões ou cercas vão garantir que a criança não saia, se não há objetos pontiagudos, com eletricidade, ou outros riscos para a criança. “Qualquer descuido pode se tornar uma fatalidade”, alertou.