Saúde e Bem-estar

Consumo excessivo de ervas medicinais pode causar hepatite, diz médico

O uso de álcool, ervas tidas como medicinais como cavalinha, cava-cava, chá-verde, podem ser prejudiciais ao fígado

Durante entrevista ao programa Quem é quem, da radialista Cida Lacerda, nesta sexta-feira, 25, o cirurgião geral Cláudio Linhares explicou sobre complicações de métodos de emagrecimento e hepatite.

“São métodos fajutos e que prometem milagres como uma formula de melhorar a saúde, qualidade de vida, que nós sabemos que depende de vários fatores, não só de um conjunto de medicamentos específicos”, disse o médico.

No decorrer da entrevista, o médico explicou sobre a função do fígado no corpo humano e sobre hábitos prejudiciais ao órgão como uso de álcool, ervas tidas como medicinais como cavalinha, cava-cava, chá-verde. Além de medicamentos essenciais, drogas relacionadas ao tratamento de doenças psiquiátricas, infecções por fungo, entre outras.

“É muito difícil uma pessoa que não tenha entrado nesse processo de emagrecimento que não tenha consumido o chá verde, por exemplo. Todas essas medicações elas tem uma capacidade de causar uma lesão hepática. Por isso, é muito importante antes de usar qualquer medicamento ou substância procurar uma avaliação médica”, destacou o profissional.

Linhares atua como cirurgião geral no Hospital Geral, Hospital de Rorainópolis e Hospital da Criança Santo Antônio. E é professor do curso de Medicina da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Para saber mais detalhes, confira a matéria completa clicando aqui