Saúde e Bem-estar

Confira alimentos que parecem saudáveis, mas não são

Peito de peru e bolacha integral são exemplos de alimentos que parecem saudáveis. Confira o rótulo destes produtos e veja que, na verdade, eles não são. 

Muitas pessoas preferem consumir o peito de peru em vez de outros embutidos como presunto ou mortadela por achar que é uma opção mais saudável, mais light ou fit.  No geral, produtos com acréscimo de conservantes, estabilizantes, corantes, edulcorantes e aromatizantes, e também com excesso de gordura vegetal hidrogenada, açúcar e sódio, não são saudáveis, pois podem trazer consequências negativas para a saúde. O alerta é do manual Alimentação Cardioprotetora, do Ministério da Saúde, em parceria com o Hospital do Coração (HCor).

Suco de caixinha

Os sucos de caixinha contêm altos índices de açúcares, corantes e aromatizantes. A amostra foi composta por 12 bebidas à base de fruta comercializadas em caixinha e garrafinhas de plástico. Além desses malefícios, há também diversos relatos de consumidores dizendo ter encontrado dentro das embalagens elementos como fungos, tecido orgânicos, lagartixas e até ratinhos bem pequenos. Ou seja, suco natural é sempre uma opção melhor.

Sopa em pó

A sopa pronta é um alimento com um valor absurdo de sódio. Um envelope individual dessas sopas (como aquelas versões de caneca) contém entre 500 e 800 mg de sódio. Ou seja, pelo menos 25% das suas necessidades diárias. O resultado do consumo excessivo de sódio é que o coração e os rins terão que trabalhar muito mais para conseguir manter a pressão estável. A longo prazo, aumenta-se o risco de hipertensão, infarto e derrame. É melhor preparar a sua própria sopa caseira e rica em legumes.

Frozen Yogurt

É bom pesquisar sobre a loja em que você consumirá o produto. Alguns estabelecimentos costumam misturar sorvete tradicional com o iogurte para dar mais consistência a sobremesa. Portanto, procure lugares de confiança que façam o frozen yogurt com iogurte natural. Além disso, quanto menos gordura, mais saudável é o iogurte. E, claro, opte por acompanhamentos como frutas e cereais.

Chá pronto

Os chás em lata possuem substâncias conhecidas como flavonoides e antioxidantes. Porém, este produto possui uma grande quantidade de açúcar, além de conservantes e corantes, assim como os refrigerantes. Consumir chás gelados de vez em quando não é um grande problema, mas consumi-los todos os dias não é recomendado. Além disso, muitos chás em lata possuem cafeína que, em excesso, pode levar a ansiedade, insônia e acelerar o coração.

Peito de peru

Por conter uma grande quantidade de sódio em sua composição, o peito de peru pode não ser uma boa opção para ser consumida com frequência. Em algumas marcas o nível pode superar 1.000mg a cada quatro fatias, ou seja, mais de 1g de sal. A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda o consumo de 5g por dia. Os embutidos, como são chamados esta categoria de alimentos, levam em sua composição um aditivo chamado Nitrato, que no estômago pode se converter em nitritos. Esses por sua vez se transformam em nitrosaminas, que são agentes carcinogênicos, substância que pode causar o câncer. Outro ponto a ser levado em consideração, é que o elevado consumo de sódio pode causar hipertensão arterial, favorecendo o risco de AVC (acidente vascular cerebral). Além disso, em dietas de perda de peso, o excesso de sal promove retenção hídrica, inchaço e perda da definição muscular.

Fonte: Guia da Semana