ALIMENTAÇÃO

Como os ovos podem ajudar no ganho de massa muscular? Nutricionista explica

"A maior parte da composição do ovo é proteína, o que o torna um aliado no ganho de massa muscular", destacou a nutricionista Giovanna Fassanaro

O ovo é um alimento super completo, rico em nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo (Foto: Arquivo/FolhaBV)
O ovo é um alimento super completo, rico em nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo (Foto: Arquivo/FolhaBV)

A busca por uma dieta balanceada e rica em nutrientes para potencializar o ganho de massa muscular é constante entre os praticantes de atividades físicas. Entre os alimentos frequentemente discutidos nesse contexto, os ovos de galinha ganham destaque. Para esclarecer os benefícios dessa fonte proteica, entrevistamos a nutricionista Giovana Fassanaro, que explicou como os ovos podem ser aliados nesse processo.

Para Giovana, a proteína tem uma função importante na formação de músculos e tecidos. “A maior parte da composição do ovo é proteína, o que o torna um aliado no ganho de massa muscular”, destacou a nutricionista, classificando como mito a ideia de que o colesterol presente nos ovos é prejudicial.

“O ovo é um alimento super completo, rico em nutrientes e vitaminas essenciais para o organismo”, acrescentou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



Ao abordar a versatilidade do ovo, Giovana ressalta que sua inclusão em diversas receitas pode enriquecer as refeições e torná-las mais proteicas. Contudo, alerta sobre o preparo, salientando que excessos de manteiga, margarina ou azeite podem comprometer a eficácia do ovo no ganho de massa muscular. “É importante evitar ingredientes que transformem o ovo em uma opção mais calórica”, aconselhou.

É correto comer grande quantidades de ovo?

A nutricionista faz uma ponderação sobre o consumo excessivo de proteínas. “Não adianta comer mil ovos durante o dia, pois o excesso não será aproveitado pelo corpo. Às vezes, as pessoas consomem além do necessário, e o corpo elimina o excedente”, alertou Giovana.

Para a profissional é necessário se atentar à quantidade adequada de proteína para cada indivíduo, considerando fatores como peso, idade e tipo de atividade física.

Qual a quantidade ideal de proteína por indivíduo?

Quanto às recomendações diárias, Giovana informa que um ovo de galinha cozido contém, em média, 6g de proteína. Sua sugestão é calcular a ingestão ideal, distribuindo entre 1,4 a 2 gramas de proteína por quilo de peso corporal ao longo das refeições. “Isso evita excessos e proporciona uma absorção mais eficiente”, destacou.

Resumindo, os ovos de galinha podem ser aliados poderosos no ganho de massa muscular, desde que sejam consumidos de maneira equilibrada e integrados a uma dieta balanceada.