Saúde e Bem-estar

Como lidar com pessoas mal humoradas durante nosso dia a dia

Psicóloga Gilvânia Carvalho dá dicas de como não se afetar com o mal humor alheio

O mau humor é algo normal que atinge todas as pessoas. Porém, existem aqueles mal humorados ao extremo que nos afetam e até interferem na nossa saúde mental. Os mal humorados gostam de despejar comentários negativos e isso ao longo do tempo pode ser algo difícil de lidar.

“O mau humor frequente pode ser sinal de problema de autoestima, distúrbios do sono ou mesmo de distimia, uma doença que tem sintomas parecidos com os da depressão, porém em uma intensidade mais baixa. Por isso, caso perceba que você ou uma pessoa próxima esteja sentindo uma irritação frequente, é importante buscar ajuda profissional” reforça a psicóloga Gilvânia Carvalho.

A psicóloga listou algumas dicas para as pessoas que precisam lidar diariamente com pessoas mal humoradas.

Não é com você

Não leve pro lado pessoal. Não permita que o comportamento do outro determine como você deve se sentir.Procure ter uma conduta assertiva. Ser assertivo é demonstrar confiança e segurança na hora de se posicionar em frente às situações, mesmo em situações difíceis.

Diálogo

Chame a pessoa para uma conversa. Às vezes, a pessoa mal humorada não se percebe, é importante que alguém tenha essa postura de chamar para conversar e demonstrar o seu apoio pode fazer com que ele se sinta acolhido e se abra, diminuindo o peso do fardo que está carregando.

Psicóloga Gilvânia Carvalho fala sobre como lidar com o mau humor das pessoas (Foto: Divulgação)

E quando nós somos os mal humorados?O que fazer?

De acordo com Gilvânia, há também aqueles dias em que precisamos lidar com o nosso proprio mau humor. Mas oque fazer com que nós não sejamos aquela pessoa mal humorada que desconta  nas pessoas?

Pratique exercícios físicos. Os exercícios físicos podem elevar o seu humor imediatamente. A liberação de hormônios específicos no cérebro, como a endorfina, ajuda a melhorar o humor. Outra dica é pratique a gratidão. “Quando estiver irritado, tente se lembrar das coisas pelas quais você tem a agradecer. Essa prática simples nos ajuda a perceber e valorizar as coisas boas das nossas vidas” finaliza.