SAÚDE

Caminhar 10 mil passos por dia evita uma série de doenças: Entenda como

Em Roraima, há vários adeptos da caminhada ao ar livre, em razão da praticidade do exercício e das ruas planas

Caminhar 10 mil passos por dia evita uma série de doenças: Entenda como

A correria do dia a dia às vezes faz a gente pensar que correu uma maratona. E isso, pode inclusive fazer bem para a sua saúde. Segundo preconiza a Organização Mundial da Saúde (OMS), caminhar cerca de 10 mil passos diariamente tem o poder de reduzir riscos de diversas doenças.

A recomendação de caminhar 10 mil passos ou aproximadamente sete quilômetros por dia, na verdade, surgiu de uma campanha publicitária do Japão nos anos 1960, de incentivo à prática de exercícios físicos. Com base na campanha, especialistas e profissionais médicos avaliaram a questão e comprovaram que a recomendação tem evidências científicas que garantem uma melhora na saúde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE



De acordo com um estudo feito pela universidade espanhola de Navarra, o hábito auxilia no combate à diabetes, hipertensão, obesidade, fortalece os ossos, aumenta o bom colesterol, melhora o fluxo sanguíneo, reduz o estresse e a tensão, melhora a qualidade do sono, auxilia o funcionamento do intestino, aumenta a força, reduz dores musculares e cresce a flexibilidade das pernas, além de controlar o apetite.

Como incentivar a caminhada?

Em Roraima, há vários adeptos da caminhada ao ar livre, em razão da praticidade do exercício e das ruas planas, que são uma boa opção para um passeio leve. Se você ainda tem dificuldade de colocar em prática uma atividade física, confira algumas dicas que podem te fazer calçar o tênis e sair por aí!

Caminhar frente à belas paisagens
Procure locais com boas imagens, no horário do amanhecer ou pôr do sol. Procure também espaços como parques com árvores, pássaros e flores bem cuidadas. Estudos apontam que uma visão mais bonita ao caminhar pode beneficiar inclusive seu nível emocional

Economia de gastos
Sem dúvida, a prática da caminhada é uma das atividades mais baratas que existe, pois não necessita de uma mensalidade ao estilo de uma academia ou aula de dança. Ao mesmo tempo, a recomendação é utilizar o valor para investir em um calçado e roupas adequadas

Caminhe ao lado de um amigo ou do seu companheiro
Além de fazer uma atividade física, a caminhada também pode ser uma ótima oportunidade de colocar o papo em dia. Caminhar ao lado de uma pessoa também ajuda no incentivo à manter a regularidade e evitar a preguiça.