Saúde e Bem-estar

Boa Vista registra aumento de 26,6% nos casos de síndrome gripal

De acordo com a nota técnica, até o momento não há identificação da circulação da Influenza H3N2 (Darwin) no município de Boa Vista

O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Prefeitura de Boa Vista divulgou nota técnica sobre a atual situação de epidemia de síndrome gripal em alguns estados brasileiros.

Nas últimas semanas, o aumento da incidência de casos de influenza tem sido identificado em vários estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Bahia, Amazonas, Espírito Santo e São Paulo, entre outros. O Rio de Janeiro já enfrenta uma epidemia de Síndrome Gripal causada pelo vírus Influenza A H3N2, declarada no dia 9 deste mês.

Em Boa Vista, foram confirmados em 2021 um caso de influenza tipo A e dois de influenza do tipo B, conforme Sistema de Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). Vale ressaltar que até o momento não há identificação da circulação da Influenza H3N2 (Darwin) no município de Boa Vista.

Nas últimas quatro semanas, notou-se um aumento médio de 26,6% na procura por atendimento médico nas Unidades Básicas de Saúde do município e no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), de pessoas com sintomatologia compatível com síndromes gripais.

Vacinação contra a Gripe – A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacina contribui para diminuir a gravidade dos casos, reduzindo número de internações hospitalares, complicações e óbitos.

A campanha anual de vacinação contra a influenza deste ano, se iniciou em Boa Vista em 12 de abril direcionada aos grupos prioritários que incluíam crianças de 6 meses a menores de 6 anos, puérperas, gestantes, idosos e trabalhadores de saúde. Em julho foi prorrogada até 30 de novembro e ampliada a oferta para a população geral.

Em Boa Vista, nenhum dos grupos prioritários atingiu a meta esperada de 95% de cobertura. O resultado da cobertura vacinal da influenza em Boa Vista, considerando apenas os grupos prioritários foi de 51,63%.

Orientações – Os cuidados que protegem da Covid-19 também protegem da gripe. Neste momento, a prefeitura recomenda a utilização das medidas de prevenção não farmacológicas contra os vírus respiratórios, como isolamento de sintomáticos, uso de máscaras, higienização das mãos, utilização de álcool em gel, distanciamento social e outros.

Se a pessoa apresentar sintomas da gripe, é preciso procurar um serviço de saúde para receber as orientações adequadas. A Prefeitura de Boa Vista conta com oito unidades básicas que atendem casos exclusivos de Covid-19 e também pessoas com síndromes gripais, com profissionais capacitados para cuidar e tratar dos casos com síndrome gripal.

Não existem remédios para a gripe que matam o vírus, mas existem medicamentos que ajudam no alívio dos sintomas da gripe, como o controle da temperatura corporal e a diminuição da dor de cabeça e das dores no corpo.

Em Boa Vista, a vacina contra gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde que possuem salas de vacina, inclusive as de Covid-19 e ainda nos dois pontos de vacinação contra a Covid-19, drive-thru, para os grupos prioritários, pois são os mais vulneráveis ao desenvolvimento de complicações devido a infecção pelo vírus.