Saúde e Bem-estar

Aumenta número de casos de câncer de próstata em Roraima

Segundo a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o estado registrou de janeiro a agosto 22 casos, um acréscimo de 16% comparado ao ano passado que constatou 19 casos

Dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) mostram que neste ano houve um aumento de casos de câncer de próstata em Roraima se comparando com o mesmo período do ano passado.

Segundo a Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o estado registrou de janeiro a agosto 22 casos, um acréscimo de 16% comparado ao ano passado que constatou 19 casos.

“O aumento nos diagnósticos é devido à alta procura do público masculino em fazer a avaliação para o diagnóstico do câncer de próstata”, disse o médico urologista, Marlon Santos.

Alguns fatores de risco podem aumentar as chances de desenvolver o câncer de próstata como: idade, histórico familiar e obesidade.

“Todo paciente a partir dos 40 anos, e que tenha uma história familiar de câncer de próstata, seja um primo, tio, ou pai, deve procurar um médico urologista”, recomendou o médico.

Exames preventivos do câncer de próstata

Os exames preventivos identificam o câncer de próstata em fase inicial e tratável. Segundo o médico, isso aumenta as chances de sucesso do tratamento, e melhora a futura qualidade de vida do paciente.

Esses testes incluem o exame de toque retal (ERD), a dosagem e o exame no sangue. Santos ressaltou que a prática de atividade física ajuda a prevenir o câncer de próstata.

“Estudos recentes mostram que homens que estão acima do peso têm mais risco de desenvolver a doença. Recomenda-se diminuir o consumo de álcool e não fumar”, orientou o urologista.

Os interessados em passar por uma avaliação inicial devem procurar o Hospital Coronel Mota. “Caso seja diagnosticado o câncer no paciente, independente da fase em que se encontra, o tratamento é feito na Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon)”, explicou.