SAÚDE

52% dos brasileiros não fazem atividades físicas, revela pesquisa

Segundo o levantamento, pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses

A caminhada é uma boa opção para quem quer começar a se exercitar. Foto: Internet
A caminhada é uma boa opção para quem quer começar a se exercitar. Foto: Internet

A Pesquisa Saúde e Trabalho, feita pelo departamento nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), divulgada nesta segunda-feira (26), concluiu que 52% dos brasileiros raramente ou nunca praticam atividades físicas. Entre os que fazem atividades físicas, 22% se exercitam diariamente, 13% pelo menos três vezes por semana e 8% pelo menos duas vezes semanais.   

O levantamento foi realizado entre 10 e 14 de março de 2023. Em todos os estados, foram entrevistadas 2.021 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A prática regular de atividades físicas é considerada por especialistas como um dos principais meios de promoção e cuidado com a saúde.

Além da frequência da prática de atividades físicas, o estudo fez a associação entre a prática delas e o adoecimento. Também segundo o levantamento do Sesi, 72% das pessoas que praticam exercícios com frequência não tiveram problemas de saúde nos últimos 12 meses. Porém, entre os que nunca praticam atividades físicas, 42% sofreram problemas de saúde em 2022.   

O diretor superintendente do Sesi, Rafael Lucches, destacou que “a promoção da saúde e de comportamentos preventivos é fundamental para a redução de problemas na vida das pessoas. Com a prática de atividades físicas, temos pessoas mais saudáveis e dispostas para encarar os desafios do dia a dia”.  

A relação entre trabalho e qualidade de vida também foi abordada pela pesquisa do Sesi. Nesse aspecto, 94% concordaram que um profissional com a saúde física e mental em dia é mais produtivo no seu trabalho. A pesquisa também apontou que 12% dos entrevistados têm hábito de realizar consultas regulares com psicólogo.  

POR ONDE COMEÇAR?

Um dos primeiros passos para começar uma atividade física é passar por exames e avaliação médica. Inclusive, atualmente algumas academias exigem que você faça exames antes de começar a treinar. Todo esse cuidado garante a sua segurança e pode descobrir algumas orientações individuais na prática de exercícios.

A questão é que, em alguns casos, os exercícios podem ser limitados ou até específicos para auxiliar em uma condição adversa do praticante. Se você tem um problema de postura, por exemplo, o pilates pode ser uma opção de exercício que ajuda a reverter este quadro.

É importante respeitar seu corpo e começar devagar, com uma prática leve. Conforme for se acostumando é possível aumentar o ritmo e intensidade, caso deseje. No começo de qualquer prática de exercício físico é normal sentir o esgotamento no dia seguinte ou até no mesmo dia. Porém caso esses sintomas se agravarem ou não melhorem o ideal é procurar um médico.

Com uma boa companhia, a prática tende a ser mais divertida, além de que um pode oferecer motivação ao outro quando pensar em faltar. E tem mais: essa relação também alimenta um sentimento de competição que traz benefícios para ambos.

Para acostumar melhor seu corpo e não correr o risco de ficar adiando a prática, o ideal é criar uma rotina, de preferência com uma meta. Ao incluir os exercícios em seu dia a dia, você faz com que seu corpo sinta falta da atividade.

Além disso, ao definir metas, você pode se recompensar pelo alcance delas, de maneira a não se deixar desanimar com sua rotina e nem ficar sempre na mesma. Mas lembre-se de definir objetivos pequenos e realistas, como perder poucos quilos ou correr 1 km, e vá aumentando conforme seus avanços.