Saúde e Bem-estar

‘Cozinhar pode ser uma ferramenta terapêutica’ diz chef

A coluna Letras Saborosas ensina receitas passo a passo por meio do instagram da @folhabv

Com o isolamento social, muitas pessoas estão buscando alternativas para passar o tempo. O ato de cozinhar vem se transformando em uma atividade que proporcionar alívio durante o período em que passamos. De acordo com a chef de cozinha Denise Rohnelt de Araújo cozinhar pode ser uma ferramenta terapêutica.

“Eu já faço da cozinha minha terapia diária, quanto mais cansada, mais descanso na cozinha. Cozinhar é distribuir amor, carinho, afeto para quem se serve a comida. O ato de cozinhar é inerente ao ser humano”, explicou.

Cada vez mais tem se observado que as pessoas estão aprendendo novas receitas e se aventurando na cozinha. O ato de cozinhar é uma das atividades que envolvem todos os sentidos. Eles se ativam durante todo o processo. A visão, a audição, o tato e certamente, o olfato e o paladar devem ser atuantes durante esse trabalho. Ao comer, também ocorre o mesmo.

“Como estamos vivendo uma quarentena muitos que comiam fora de casa ou tinham empregada para fazer estão tendo que ir para a cozinha”, relembrou Denise.

Dicas de receitas e o passo a passo estão sendo dados pela chef, por meio do Instagram @folhabv. “A coluna Letras Saborosas está colocando nos stories e no perfil o passo a passo de receitas simples como arroz e feijão, por exemplo, para que as pessoas se sintam confortáveis em se aventurar na cozinha. Eu amo cozinhar desde pequena, acredito que também é uma forma de interagir entre todos da família”, comentou.

Confira dicas para economizar gás em casa

Evite vazamentos

– Verifique a mangueira do gás com frequência para garantir que não há vazamentos. Examine minuciosamente e certifique-se de está encaixada e dentro do prazo de validade.

– Se notar algum defeito ou vazamento, troque-a imediatamente. Isso garante a segurança e a economia do gás de cozinha.

Panelas proporcionais à boca do fogão

– O uso da panela deve coincidir com o tamanho da boca do fogão. O contrário disso provoca desperdício de gás. 

– Boa parte do calor gerado acaba passando para o ar e não para a panela.

– Preparar a comida com a tampa fechada acentua o sabor e torna o processo mais rápido, com gasto de gás menor.

– Como a panela de pressão cozinha com mais facilidade, é tida como aliada da economia de gás.

A cor da chama

– Repare na coloração da chama. O ideal é que esteja azulada.

– A cor amarela indica que os queimadores do fogão estão desregulados e, por isso, acabam soltando mais gás do que o necessário.