Política

Vereadores tentam mudar comando da Câmara Municipal 

O presidente da Casa vereador Genilson Costa disse que a chance de uma mudança é mínima e que a insatisfação é da minoria dos vereadores

Os vereadores de Boa Vista começam a se articular para fazer possíveis mudanças no comando da Câmara Municipal de Boa Vista. Eles negam que as modificações tenham a ver com comandos do Executivo Municipal.

O motivo, segundo alguns dos vereadores com quem a reportagem da Folha conversou, seria a investigação que envolve o presidente Genilson Costa (Solidariedade), outros políticos estão sendo investigados pela Justiça.

Para organizar a nova disputa para a presidência da Câmara, os vereadores vão utilizar a lei que foi criada na Assembleia Legislativa, proibindo a recondução da mesa na mesma legislatura.

“Existe uma grande insatisfação da metade dos vereadores com o atual presidente. A Câmara é diferente da Assembleia, não tem como acomodar todos, por isso essa insatisfação! Só não sei se a articulação dos vereadores insatisfeitos dará certo pois não tem nenhum movimento do executivo municipal” disse um dos políticos com quem a Folhabv conversou.

Sem mudanças

O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista Genilson Costa (Solidariedade), afirmou que não existe possibilidade de haver modificações na mesa diretora da Câmara neste momento.

A afirmação ocorreu após ele ser questionado pela reportagem a Folha a respeito da insatisfação de alguns vereadores com a condução da Casa e uma articulação de bastidores para mudanças na presidência.

“Nós ganhamos a eleição e um ano depois, oito vereadores que não faziam parte da mesa diretora, pediram a antecipação da nova eleição. Houve mudança na lei orgânica e no regimento interno e escolhemos nova mesa diretora escolhida por maioria de 16 vereadores. Não tem possibilidade de mudança agora, pois essa composição vai até 2024. Há insatisfação de um ou dois vereadores, o que é normal”

Segundo o presidente regimentalmente e baseado na decisão do STF, ele está muito tranquilo. 

“Quando falam que vão entrar com algo por conta da investigação que respondo, esclareço que já fui ouvido e se isso fosse motivo para trocar presidente, o Brasil não tinha nenhum. Eu não devo nada e eles sabem que regimentalmente a mesa diretora está amparada por lei. É a única mesa diretora que deu voz e vez a todas as categorias que o procuraram e foi na nossa gestão que conseguimos fazer com que os vereadores tivessem emenda impositiva” concluiu.

Movimentação de Vereadores

Segundo informações obtidas nos bastidores pela Folha de Boa Vista, estariam pleiteando a presidência da Casa alguns dos vereadores que já compõem a mesa diretora entre eles o vereador Dr Ilderson e o vereador Leonel. 

A reportagem da Folha conversou com o vereador Nilson Bispo que confirmou a informação

“Estamos movimentando sim, pois algumas cidades do Brasil onde foi feito recondução que a gente sabe que é ilegal, já estão sendo marcadas as novas eleições. Por exemplo, lá na cidade do estreito do Maranhão, o juiz determinou o prazo de 20 dias pra que fosse montado uma nova chapa e fazer uma nova eleição. Então no entender da câmara de vereadores que não pode ter a reeleição pra presidência da mesa na mesma legislatura, então a gente só vai fazer valer a lei, né? Então a gente está conversando, está entrando em consenso com alguns vereadores e vamos ver se dá certo, vamos ver se a gente consegue essa missão”. 

Quando questionado sobre quem seriam os outros vereadores que estariam integrando com ele esse projeto, Bispo falou que “todo o grupo ligado ao executivo municipal”. No entanto a reportagem da Folha conversou com outros parlamentares da base do executivo municipal que se mostraram satisfeito com a atual gestão do presidente Genilson Costa.

E os próprios citados como candidatos, o vereador Dr Ilderson que também foi ouvido pela reportagem, negou a participação na movimentação. Não tem nada sobre essa mudança, apenas conjecturas. Colocaram meu nome mas sem atitude concreta e só vereadores supondo as coisas e por isso prefiro não comentar para não criar mais situações com meu nome” explicou Ilderson.

A reportagem também procurou o vereador Leonel que informou que “desconhece o assunto”.