Política

União entre poderes é defendida na abertura de ano legislativo

Na sessão híbrida solene não ocorreu a votação de projetos ou outras matérias legislativas

A Assembleia Legislativa de Roraima promoveu na manhã desta quinta-feira, 25, a abertura do Ano Legislativo no estado. Na ocasião, os representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário defenderam a união entre as representações em prol da população do estado.

Estiveram presentes em plenário os deputados Renato Silva (Republicanos), Éder Lourinho (PCB), Aurelina Medeiros (Podemos), Tayla Peres (PRTB), Gabriel Picanço (Republicanos), Nilton do Sindpol (Patri), Chico Mozart (Cidadania), Jânio Xingu (PSB), Catarina Guerra (Solidariedade), Ângela Aguida Portella (Progressistas), Coronel Chagas (PRTB), Evangelista Siqueira (PT), Neto Loureiro (PMB), Odilon (Patri), Betânia Medeiros (PV) e Renan Filho (Republicanos) em plenário.

Assistindo de forma remota as deputadas Yonny Pedroso (Solidariedade) e Lenir Rodrigues (Cidadania). Estiveram ausentes os deputados Jalser Renier (Solidariedade), Jeferson Alves (PTB) e Dhiego Coelho (PTC). Na sessão híbrida solene não ocorreu a votação de projetos ou outras matérias legislativas, mas a apresentação da mensagem governamental com Plano de Governo para 2021.

O governador Antonio Denarium se pronunciou durante a abertura do ano legislativo e agradeceu a atuação de Sampaio frente à Casa Civil, além da presença do presidente do Tribunal de Justiça (TJRR), Cristóvão Suter e do chefe da Casa Civil, Flamarion Portela em plenário e demais autoridades que acompanhavam a sessão de forma remota.

Ao iniciar a mensagem, o governador homenageou os profissionais de saúde que estão na linha de frente contra o coronavírus e prestou condolências aqueles que partiram por conta da doença. “Aumentamos em mais de 350% a quantidade de leitos de UTI, triplicamos a quantidade de leitos de enfermaria, estamos entre os três estados do Brasil que mais vacinaram a sua população, ingressamos no consórcio dos estados da Amazônia Legal que está em busca de comprar vacinas. Vamos comprar para o estado 500 mil doses de vacina e vamos imunizar a nossa população o mais rápido possível”, disse.

O governador também frisou a união entre os poderes para trazer benefícios à população. “O Governo do Estado tem que fazer a sua parte na distribuição de vacinas. Nosso foco é salvar vidas. O Governo está fazendo a sua parte e a população também tem que fazer a sua parte. Agradeço a Assembleia por sempre ser parceira. É assim que se toca um estado com harmonia, respeitando os poderes”, acrescentou. 

O presidente da Assembleia Legislativa, Soldado Sampaio (PC do B), também se pronunciou durante a abertura do ano legislativo reforçando a necessidade de combate ao coronavírus e união entre os poderes legislativo, executivo e judiciário.

“Por enquanto precisamos manter o alerta, o cuidado e a união. União essa que vem sendo a tônica da atual gestão, que tem proporcionado avanços conjuntos para amenizar os impactos da pandemia”, afirmou. ”Temos responsabilidade com toda a população roraimense. Vamos trabalhar para que as conquistas cheguem aos 15 municípios. A Assembleia Legislativa está totalmente à disposição para o diálogo e para o trabalho em conjunto”, complementou Sampaio.

O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Cristóvão Suter, afirmou ainda que o poder legislativo tem como objetivo a segurança e bem comum da população e citou o Art. 9º da Constituição Política do Império do Brasil, de março de 1824, onde diz que divisão e harmonia dos Poderes Políticos “é o principio conservador dos Direitos dos Cidadãos” e o mais seguro meio de fazer efetivas as garantias, que a Constituição oferece.

“Em um momento tão delicado, de pandemia, mais se espera pelos representantes do povo. Em Roraima, os poderes executivo, legislativo e judiciário convivem de forma independente e harmônica. Conservando os direitos dos cidadãos, tornando efetivas as garantias que a lei maior oferece”, completou Suter.