Política

UFRR proíbe estacionamento de carros adesivados no campus

Veículos com propaganda eleitoral podem deixar ou buscar alunos e servidores, mas não podem mais ficar estacionados dentro do campus

A exemplo das instituições locais, que procuram cumprir a recomendação do Ministério Público Eleitoral (MPF), que é a de proibir a permanência de carros adesivados com propaganda eleitoral de candidatos em seus estacionamentos, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) fixou faixa na entrada do Campus Paricarana informando da proibição.
A partir de então, segundo apurou a Folha, os veículos com propaganda eleitoral poderão deixar ou buscar alunos e servidores, mas não poderão mais ficar estacionados dentro da área física da instituição.
A reitora Gioconda Martinez explicou que a Universidade demonstra, com a medida, o empenho em seguir a legislação eleitoral e a recomendação do MPE para que nenhum servidor ou aluno, ou seja, o público da instituição, sinta-se “invadido ou que tenha queixa com relação a isso”. Conforme ela, desta forma, o espaço permitido a todos se torna democrático.
“É um espaço de discussão, mas a campanha é feita lá fora. Os carros passam, entram, mas frisamos que não fiquem estacionados por muito tempo, para garantir ambiente democrático. A ideia é justamente neste sentido”, justificou.
A recomendação foi emitida pelo Ministério Público ainda em agosto e direcionada aos dirigentes de órgãos públicos de maneira geral. Esta semana, durante sessão da Câmara Municipal de Boa Vista, a Folha constatou que também aquele órgão está proibindo o acesso de carros adesivados em seu estacionamento interno.
O procurador regional eleitoral, Ígor Miranda, disse à Folha, quando da divulgação da recomendação, que a conduta é proibida apesar de muito comum. “Nos órgãos públicos é vedada qualquer tipo de publicidade”, ressaltou. (EPR)