Política

Secretários são empossados e adjuntos não estão definidos

Maioria dos nomes já havia sido anunciada desde a época da intervenção federal, porém algumas mudanças ocorreram na Setrabes e na Delegacia-Geral da Polícia Civil

O governo do Estado anunciou a nova composição do primeiro escalão e formalizou a posse de mais de 30 secretários do Poder Executivo. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos na tarde de ontem, 4.

As novidades ficaram para as pastas de Fazenda (Sefaz), Delegacia-Geral da Polícia Civil de Roraima, Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes), Saúde (Sesau), Segurança Pública (Sesp), Gestão Estratégica e Administração (Segad), Comissão Permanente de Licitação (CPL), Agência de Defesa Agropecuária (Aderr), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), Instituto de Amparo à Ciência e Tecnologia da Inovação (Iacti) e da Universidade Virtual de Roraima (Univirr).

Na Fazenda, quem atuava como titular era o general Eduardo Pazuello, indicado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) ainda no período de intervenção federal. Com a transição para o governo do Estado, o destino da Sefaz ainda estava incerto, porém, Denarium decidiu manter Pazuello na pasta agora como secretário estadual.

Já a Sesau, assumiu o médico Ailton Rodrigues Wanderley, que já foi diretor do Pronto-Socorro Francisco Elesbão e do Hospital Geral de Roraima (HGR), além de ex-presidente do Conselho Regional de Medicina (CRM-RR). Para a Comissão Permanente de Licitação, foi nomeado Francisco de Assis Wanderley Lasmar, bacharel em Direito e com cursos técnicos na área de licitação.

Para a Aderr, foi nomeado o médico veterinário Gelb Platão, que já ocupou o cargo de diretor-presidente da instituição, além dos cargos de secretário de Agricultura de Normandia e superintendente federal de Agricultura em Roraima. Isabella de Almeida Dias Santos, graduada em Direito, assumiu o Ipem. Ela já atuou na Controladoria-Geral do Estado e no instituto como presidente.

O administrador Gefster Chagas assumiu a Segad e já trabalhou como gerente de crédito na Agência de Fomento de Roraima e como assessor especial na Seplan. Vandelino José Kroetz, bacharel em Administração de Empresas e técnico em agropecuária, agora é titular do Iacti. O administrador trabalha há 25 anos em gestão de empresas no Estado.

Outra alteração foi a do professor Semaias Alexandre Silva, que havia sido nomeado como secretário-adjunto do Sistema de Educação Básica da Seed e pouco tempo depois foi designado para responder interinamente pelo cargo de reitor da Univirr. Já na posse, foi nomeado como titular da pasta.

Setrabes e Delegacia-Geral têm mudança de titulares

Na Setrabes, até então a primeira-dama Simone Soares de Souza estava cotada para assumir o cargo de secretária, com a irmã, Tânia Soares de Souza, como adjunta da pasta. No entanto, na posse de ontem, foi Tânia quem assumiu a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social. O governo ainda não oficializou os secretários-adjuntos das pastas, então, ainda não se sabe se Simone irá assumir como auxiliar ou terá outra atividade no governo do Estado.

A delegada Giuliana Castro estava cotada para assumir a Delegacia-Geral da Polícia Civil, mas foi substituída por Herbert Cardoso, que já foi corregedor-geral da Polícia Civil, diretor da Academia de Polícia Integrada e diretor de Operações Especiais. Na Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o delegado Márcio Roberto Amorim havia sido anunciado como adjunto da pasta e Paulo Rodrigues da Costa como titular. Na posse de ontem, foi Amorim que foi nomeado como titular da Sesp.

Outra mudança foi de Joilma Teodora, empresária e vice-prefeita de Rorainópolis. Antes anunciada como titular da Secretaria de Articulação Municipal, no momento da posse foi nomeada como titular da Secretaria Estadual do Índio (SEI).

DEMAIS SECRETÁRIOS – O governador do Estado, Antonio Denarium (PSL), havia anunciado algumas nomeações ainda quando era interventor federal. Foram mantidos após a posse de ontem Disney Barreto Mesquita para a Casa Civil; Elson Paiva Moura para a Casa Militar; Antônio Elias Pereira de Santana para o Comando-Geral da Polícia Militar de Roraima; Jean Cláudio de Souza Hermógenes para o Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR); André Fernandes para a Secretaria de Justiça e Cidadania; Leila Soares de Souza Perussolo para a Secretaria de Estado da Educação e Desporto; e Edilson Damião Lima para a Secretaria de Infraestrutura (Seinf).

Também foram empossados Bruna Sack Nogueira para o cargo de coordenadora de Relações Públicas e Cerimonial, Marcos Marques para a Secretaria de Comunicação, José Haroldo Campos para o Instituto de Previdência (Iper), Igo Gomes Brasil para o Departamento de Trânsito (Detran), Airton Soligo para a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Femarh), James Serrador para a Companhia de Águas e Esgotos (Caerr) e Márcio Granjeiro para o Instituto de Terras de Roraima (Iteraima).

O governador, ainda no cargo de interventor, também havia anunciado a nomeação de Marcos Jorge de Lima para a Secretaria de Planejamento, Érico Veríssimo para a Controladoria-Geral da União, Renato Virgílio Martins Primo para a Secretaria de Agricultura e José Raimundo Rodrigues Silva para a Secretaria de Representação em Brasília. Não houve nomeações para a Secretaria de Cultura, para a Rádio Roraima e para a Secretaria de Articulação Municipal.

Denarium quer reduzir número de secretarias para 12

Mesmo com a posse de novos secretários, Antonio Denarium reforçou mais uma vez que o Estado se encontra em uma situação de caos econômico, inclusive, com a necessidade do decreto de calamidade financeira. Por esse motivo, ele afirmou que quer reduzir o número de secretarias para pouco mais de uma dezena.

Denarium explicou que a ideia faz parte do plano de governo, de corte de gastos e de reforma administrativa. A intenção é que várias secretarias sejam fundidas umas com as outras e se tornem diretorias.

“Nós vamos formar secretarias por eixo de política pública. Provavelmente, vai ficar em torno de 10 a 12. Algumas serão extintas e outras serão fundidas com outras como forma de reduzir o custo”, explicou o governador.

Consequentemente, com a fusão de secretarias e extinção de outras, a previsão é que diminua a quantidade de diretores, de vice-presidentes e de adjuntos. “Nos próximos dias, toda essa informação será divulgada”, completou o governador.

Pagamento de dezembro será feito no dia 10

Ainda na posse dos secretários, Denarium informou que o Governo do Estado vai quitar a folha de pagamento de dezembro no próximo dia 10 de janeiro. A medida só foi possível, segundo o governador, por conta dos recursos encaminhados pelo governo federal ainda na época da intervenção federal.

“Conforme foi o orçamento do ano passado, sobraram apenas 23% de recursos para fazer todo o custeio do Estado. Esse percentual de toda a receita é R$ 746 milhões por ano. Por 12, dá R$ 60 milhões por mês. E essa quantia não é suficiente para pagar a folha. Com a sobra que teve em dezembro do auxilio do governo federal, nós já vamos completar para fazer o pagamento daquele mês”, afirmou.

Apesar da boa notícia, o governador não confirmou o pagamento dos salários de janeiro em fevereiro e disse ainda que passará por dificuldades para pagar aos servidores.

“Já temos ciência de que talvez nós não vamos ter recursos suficientes. Vai depender dos valores do repasse do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e da arrecadação de dezembro e de janeiro para ver se conseguimos pagar a folha de janeiro em fevereiro”, explicou.