Política

Roraima discute ampliar relações comerciais com Guiana e Barbados

Um dos assuntos debatidos em reunião foi a possibilidade de estabelecer frequência mínima semanal de voos de São Paulo para Barbados, com conexão em Boa Vista

O governador Antonio Denarium (Progressistas) recebeu na tarde de domingo (21), no Palácio Senador Hélio Campos, o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, e a primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, acompanhados de ministros e secretários dos dois países, para discutir a ampliação das relações comerciais e cooperação técnica.

Durante o encontro, Denarium acompanhado de secretários de Estado, apresentou as potencialidades produtivas e o trabalho desenvolvido pelo Governo com investimentos no setor primário e em infraestrutura, para alavancar o crescimento socioeconômico, além da capacidade de logística de exportação a partir de Roraima.

“Com a abertura do diálogo permanente com o presidente Ali e chefes de Estado de países do Caribe, estamos construindo bases sólidas para ações estruturantes que farão Roraima estar no centro de importantes acordos comerciais e de logística”, destacou.


Reunião entre autoridades de Roraima, de Guiana e Barbados (Foto: Neto Figueredo/Secom-RR)

Outro assunto debatido foi sobre os incentivos fiscais para combustível de aviação, estabelecendo a frequência mínima semanal para que voos internacionais, saindo de São Paulo para Barbados, possam fazer conexão em Boa Vista. Da mesma forma, voos saindo de Barbados para São Paulo, fazendo conexão em Boa Vista.

“É uma integração maior com os países da América Central, e Roraima estará ligado diretamente à Europa e aos Estados Unidos”, explicou Denarium.

Ele ressaltou ainda que essa aproximação revela o olhar dos países do Caribe, que passam a ver Roraima como uma nova fronteira para o estreitamento de relações comerciais.

“Com o presidente da Guiana, tratamos sobre o acordo internacional de transporte de cargas e passageiros; ampliação do intercâmbio e também sobre o asfaltamento da estrada que liga Georgetown a Lethem e, consequentemente, a Boa Vista, que vai fazer com que Roraima seja a melhor logística do Brasil para exportações”, frisou.

O presidente da Guiana destacou a importância da reunião e disse que seu País está aberto para negócios e investimentos. “Em conjunto com Barbados, vamos trabalhar para desenvolver esse corredor logístico de Roraima para o Caribe e para o mundo. Queremos que Roraima participe de maneira integral e constante dessas discussões de segurança alimentar e dessa integração regional dos nossos povos”, ressaltou Mohamef Irfaan Ali.

A primeira-ministra de Barbados, Mia Amor Mottley, disse que vai trabalhar em conjunto com a Guiana, para que Roraima se torne um membro convidado da Caricom.

“Vamos trabalhar para que Roraima tenha protagonismo no comércio com o Caribe. Roraima, Guiana e os países caribenhos podem trabalhar a produção e processamento de produtos alimentares, para que possam utilizar os tratados de livre comércio que Barbados tem com mais de 40 países. Existe uma gama de relacionamento com vários países da Europa e do restante do mundo. Guiana, Roraima e Barbados podem, conjuntamente, processar alimentos e também fazer essas exportações. Barbados tem essa teia de conexões com vários lugares e isso pode beneficiar os produtos de Roraima”, afirmou.