Política

Prefeitura de Boa Vista reforça pedido de apoio na saúde em PPA

Apresentação do plano plurianual ocorreu nesta sexta (02) junto à comissão federal que esteve na capital para ouvir as demandas

A prefeitura de Boa Vista reforçou o pedido de apoio à saúde da capital roraimense no Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-27, apresentado nesta sexta-feira (02), no Teatro Municipal, ao Governo Federal. O pedido foi apontado como medida urgente entre as cinco principais demandas.

Durante a plenária, o prefeito Arthur Henrique destacou que a saúde de Boa Vista é a que precisa de atenção urgente, uma vez que houve um crescimento populacional, principalmente com a migração venezuelana. 

“Precisamos de apoio lá dentro do nosso Hospital Santo Antônio, que hoje é o único hospital infantil especializado num raio de 800 km. A unidade atende toda a população de Boa Vista e dos 14 municípios do interior, além da população que vem da Venezuela e da Guiana. É um hospital estadual e até internacional que hoje é mantido pelo município de Boa Vista”, disse Arthur.

Entre as outras demandas, foram apresentadas necessidades de médio e longo prazo, como: fortalecimento e modernização da agricultura familiar, melhoria da mobilidade urbana, construção de habitações populares, que gera emprego e melhora a vida das pessoas que estão em áreas sem infraestrutura. A educação também foi mencionada pelo prefeito.

“Precisamos construir mais escolas, construir mais creches. Tenho certeza de que todas essas demandas vão ser discutidas e é importante o governo federal estar ciente de tudo que se passa por aqui”, ressaltou.

As sugestões foram apresentadas ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, junto com o presidente do partido MDB/RR, o ex-senador Romero Jucá. O plano deve ser entregue ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto deste ano.

Confira as demandas

AÇÕES DE DESTAQUE – Dentre as medidas de curto prazo, apontadas na carta, Arthur Henrique destacou o apoio à agricultura familiar, como forma de garantir alimento de qualidade na mesa da população. A ideia é oferecer reais condições para que o produtor possa plantar e comercializar seus produtos, fortalecendo a renda.

SAÚDE – Nas ações urgentes, foram apontados problemas na área da saúde, principalmente por conta da imigração, que fez aumentar o crescimento populacional em Boa Vista. Dentre os pontos de destaque está o Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA), visto que é o único Hospital Infantil em Roraima, custeado e mantido pela própria prefeitura, atendendo os 15 municípios do estado.

EDUCAÇÃO E HABITAÇÃO – Quanto às medidas de médio prazo, a carta aponta a construção de creches e escolas,  além de garantir um Programa de Habitação adequado em Boa Vista, que irá ajudar na manutenção do Meio Ambiente. A ideia é garantir habitação para as pessoas que estão em condições de moradia sem dignidade, em áreas que deveriam estar sendo preservadas por questões ambientais.

ENERGIA E INTERNET – Nas ações de longo prazo, foi pedido para o governo federal garantir a interligação de Roraima com o Sistema Nacional Energético para que o estado possa ter, finalmente, uma energia mais barata e de qualidade. Além disso, foi proposta a criação de uma nova rota de tráfego de dados para a internet da capital.

PARCERIA COM PAÍSES VIZINHOS – Arthur Henrique também apontou as relações de apoio comercial que Roraima poderá ter com a Guiana, visto que o país vizinho tem a previsão de crescimento de 40% no PIB desse ano, podendo se tornar rota importante para o desenvolvimento do agronegócio local. A proposta visa promover o comércio entre Roraima e o exterior, para que o Estado possa chegar na América Central, bem próximo do canal do Panamá.

Plano Plurianual Participativo
O PPA é uma ferramenta que orienta, juntamente com a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a elaboração da Lei de Orçamento Anual (LOA). É ele que define, por exemplo, como serão feitas as grandes obras, programas e ações governamentais. Também determina as prioridades dentro do orçamento público.