Política

PM monitora grupos pró-Bolsonaro e Lula para posse de Denarium

Comandante da corporação, coronel Miramilton Goiano, diz que a PM garantirá o policiamento de possíveis manifestações que possam ser realizadas durante a posse para que cerimônia não seja afetada

A Polícia Militar de Roraima (PMRR) monitora grupos pró-Bolsonaro e Lula que possam realizar manifestações durante a posse de Antonio Denarium e Edilson Damião como governador e vice-governador de Roraima, respectivamente, no próximo domingo, 1º. A informação foi dada pelo comandante da corporação, coronel Miramilton Goiano, em entrevista à FolhaBV.


Coronel Miramilton Goiano, comandante da Polícia Militar de Roraima (PMRR) – Foto: Nilzete Franco/Folha de Boa Vista

“Toda manifestação pacífica é, por nós, aceita e fazemos o devido policiamento até para que as pessoas exerçam o seu direito. Estamos em cuidado permanente, monitorando esses grupos e que os direitos de todos sejam respeitados”, diz o comandante.

Ainda não há previsão de manifestações políticas durante a posse de Denarium, mas a corporação está atenta com possíveis movimentos com a elevação da tensão com atos e manifestações ocorridos em Brasília desde o último sábado, 24, como a explosão de uma bomba no Aeroporto JK, que levou a prisão do empresário George Washington. Há a suspeita de que o empresário tenha negócios em Roraima.

Em Roraima, um grupo de eleitores que apoia o ainda presidente Jair Bolsonaro (PL) e que estão insatisfeitos com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda está acampado em frente à primeira Brigada de Infantaria de Selva, em protesto contra o resultado das urnas. A BR-174 chegou a ser fechada em três trechos no estado.

Além de Denarium, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e 25 governadores serão empossados em cerimônias por todo o país. Em Brasília, a segurança para a posse de Lula como presidente do Brasil foi reforçada, com 100% do efetivo da Polícia Militar do Distrito Federal nas ruas e agentes da Policia Civil e Polícia Rodoviária Federal (PRF) prestando apoio. 

A programação do evento envolve o desfile de Lula em carro aberto, cerimônia no Congresso Nacional, discurso na rampa do Planalto e um festival de música com a apresentação de diversos artistas na Esplanada dos Ministérios.

Segurança

Em Roraima, a posse de Denarium terá início às 17h e será aberta ao público. Denarium sairá da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) e desfilará até o Palácio Senador Hélio Campos, onde será realizada a cerimônia de posse. Na tarde dessa sexta-feira, 30, um treinamento geral com as forças de segurança foi realizado para posse.

 “Já temos um esquema de segurança bem planejado. O governador vai vir a pé, ladeado por uma tropa composta por militares da Cavalaria e chegando no Palácio, haverá uma tropa da Polícia Militar. O governador fará a revista da tropa”, complementa o comandante.